Emygdio da Costa Miranda

Emygdio da Costa Miranda

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua participação em diversos movimentos, como a Revolta de 1922, Revolta de 1924, a Coluna Prestes e a Revolução de 1930.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Maria Beatriz do Nascimento
Data: 18/1/1977
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Emygdio da Costa Miranda
Nascimento: 7/2/1902; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Escola Militar do Realengo.
Atividade: Militar. Revolta de 1922. Revolta de 1924. Coluna Prestes. Revolução de 30.

Levantamento de dados: Maria Beatriz do Nascimento;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Beatriz do Nascimento;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Cristiano Santiago de Sousa;

Emídio da Costa Miranda;
Escola Militar;
Militares;
Revolta da Escola Militar (1922);
Revolta de 1922, RJ;
Revolta de 1924, SP;

Sumário

Fita 1-A: Origens familiares; o curso no Colégio Militar do Rio de Janeiro (1912-1919) e o ingresso na Escola Militar do Realengo (1920); a participação no levante da Escola Militar do Realengo, como elemento de ligação entre os alunos e o general Joaquim Inácio; o respeito à hierarquia na formação do militar; os irmãos do entrevistado; os fatores que contribuíram para a deflagração do levante de 1922: a revolta contra o comandante Monteiro de Barros, contra o presidente Epitácio Pessoa pelo fechamento do Clube Militar, a ação do major Othon Santos; relato sobre o modo como se organizou e se consumou o levante de 1922, suas consequências: o inquérito instaurado, a prisão e a expulsão do entrevistado.

Fita 1-B: A vida do entrevistado após o levante e as articulações para a revolução de 1924.