Enrique Jeronimo Saravia

Enrique Jeronimo Saravia

Entrevista realizada no contexto do projeto "30 anos do Cipad e 40 anos da Rap", na vigência do contrato entre o CPDOC/FGV e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), entre janeiro e julho de 2007. O projeto objetivou a realização e o tratamento de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história do Curso Intensivo de Pós-Graduação em Administração (Cipad) e da Revista de Administração Pública (Rap); resultou na publicação do livro "Cipad 30 anos" / Orgs. Helena Bomeny e Julia O Donnell. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. 228 p. A escolha do entrevistado se justificou por ministrar, a partir de 1979, a disciplina "Gestão de empresas estatais", posteriormente "Estratégias de flexibilização da gestão pública".
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: "Cipad 30 anos" / Orgs. Helena Bomeny e Julia O Donnell. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. 228 p.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Julia Galli O Donnell
Carlos Jader de Athayde Filho
Data: 22/1/2007
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Enrique Jeronimo Saravia
Nascimento: 27/2/1940; Córdoba; --; Argentina;

Formação:
Atividade: Professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV); diretor do Projeto Regional das Nações Unidas de Reforma do Estado para a América Latina e o Caribe (Caracas, Venezuela, 1995-1996); professor associado da Universidade de Paris I (Pantheón - Sorbonne); pesquisador associado do Instituto de Ciência Política da Universidade de Heidelberg, Alemanha; professor visitante da Universidade do Texas (Austin, Texas, EUA), 1984-1986; vice-presidente da Associação Internacional de Institutos e Escolas de Administração (Bruxelas); consultor do Banco Mundial. Assessor dos governos do Uruguai (1989-1990), da Bolívia (1992) e de Moçambique (1992); consultor do governo do Brasil. Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento (1991-1992), Ministério da Cultura (1997-2001), Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (2003/2006), Ministério da Integração (2006), Câmara dos Deputados (2006), e Tribunal de Contas da União (1992); consultor da Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional (BERLIM), da Fundação Ford e da Fundação ANDES (Chile); consultor de Empresas e Instituições Brasileiras e Francesas.

Levantamento de dados: Helena Maria Bousquet Bomeny;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena Maria Bousquet Bomeny;