Francisco de Mello Franco II

Entrevista

Francisco de Mello Franco II

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação como Secretário de Planejamento e Coordenação da Guanabara durante o governo Chagas, entre outros.
Forma de Consulta:
Entrevista publicada em livro.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CAPÍTULOS da memória do urbanismo carioca : depoimentos ao CPDOC/FGV / Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002. 232p. il.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Américo Oscar Freire
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Data: 20/2/2001
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h20min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Francisco Manoel de Mello Franco
Formação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1956) e especialização em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959) .
Atividade: Secretário de Planejamento nos dois Governos C.Freitas no Rio De Janeiro.

Equipe


Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Temas

Brasília;
Chagas Freitas;
Desapropriação de terras;
Ernesto Geisel;
Família;
Favela;
Financiadora de Estudos e Projetos;
Formação profissional;
Guanabara;
Indústria;
Lúcio Costa;
Ministério da Educação e Cultura;
Ministério do Planejamento;
Oscar Niemeyer;
Patrimônio cultural;
Patrimônio histórico;
Petrobras;
Portos;
Rodrigo Melo Franco de Andrade;
Saneamento;
Trajetória política;
Transportes;
Urbanismo;

Sumário

Fita 1A: Formação e trajetória profissional; trabalho na Petrobrás - refinação de petróleo; trajetória dentro do governo; Ministério da Cultura; Patrimônio Histórico e Artístico; criação do Instituto Antônio Houaiss: elaboração de um dicionário da língua portuguesa; Ministério do Planejamento; contato inicial com a questão urbana; Rodrigo de Mello Franco; Lúcio Costa; Oscar Niemeyer; relação familiar; preservação do patrimônio; criação da Finep; Barra da Tijuca; Avenida Rio - Santos; Secretaria de Planejamento; governo Chagas Freitas; elaboração de um plano de governo para a Guanabara; Plano Agache; Plano Doxiades; Plano Lúcio Costa; Porto de Sepetiba; ida para a Secretaria de Planejamento (governo Chagas Freitas); zonas industriais; projeto e construção do Porto de Sepetiba; Geisel; isolamento e ocupação da Barra da Tijuca; grupo de trabalho da Baixada de Jacarepaguá; Brasília; desapropriação de terras; Metrô; Sudebar; Hélio Modesto; elevado da Rodrigues Alves.

Fita 1B: Barra da Tijuca: transporte e saneamento; Conselho Superior de Planejamento Urbano; plano para São Conrado; projeto de saneamento; governo Faria Lima: descaso com o município da Guanabara; prefeitura Tamoio: obras e projetos para a Barra da Tijuca; realizações e atuação do Conselho de Planejamento Urbano; plano Lúcio Costa - ocupação da Barra da Tijuca; planejamento estratégico do estado do Rio de Janeiro; BEG - Banco do Estado da Guanabara; visão atual da ocupação da Barra da Tijuca; problemas de execução do plano Lúcio Costa; projeto inicial da Barra da Tijuca.

Fita 2A: Descaracterização do projeto da Barra da Tijuca; considerações sobre Lúcio Costa; Brasília; favelização; questão dos transportes: ausência de planejamento e projeto de monotrilho; relação entre Chagas Freitas (chefe do executivo) e Francisco de Mello Franco (secretário de planejamento); considerações sobre o governo Chagas Freitas; atuação como secretário de Planejamento de Petrópolis; Parque Estadual da Pedra Branca.


Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados