Gilberto Mendes de Oliveira Castro

Gilberto Mendes de Oliveira Castro

Entrevista realizada no contexto do projeto "Trajetórias da universidade privada no Brasil: realização e edição de entrevistas", desenvolvido entre 2000 e 2001, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a colaboração de consultores do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília (NESUB), com o objetivo de elaborar um livro de depoimentos com dirigentes de universidades privadas brasileiras. Publicada no livro TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v. O livro está disponível na "Estante virtual" do Portal do CPDOC clique aqui. Para acessar diretamente este depoimento clique aqui. O entrevistado foi selecionado por ser reitor da Universidade Estácio de Sá. O objetivo da entrevista era conhecer um pouco da trajetória da instituição, com ênfase no processo de credenciamento como universidade, bem como das suas perspectivas futuras.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v.

Luciana Quillet Heymann
Glaucia Villas Bôas
Data: 20/12/2000 a 5/1/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Gilberto Mendes de Oliveira Castro
Nascimento: 20/8/1940; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Doutor em Biofísica, pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, 1964.
Atividade: Professor titular aposentado da UFRJ e reitor da Universidade Estácio de Sá.

Levantamento de dados: Regina Santiago;Leonardo Couto;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Luciana Quillet Heymann;Glaucia Villas Boas;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Regina Santiago;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Bolsas de estudo e de pesquisa;
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;