Hamilton Tolosa

Hamilton Tolosa

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido técnico do IPEA entre 1969 e 1995.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 6/7/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Hamílton Carvalho Tolosa
Nascimento: 3/3/1940; Santos; SP; Brasil;

Formação: Bacharel em Economia pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil (Ufrj - 1964); mestre pela Universidade da Pennsylvania (1967); PHD pela Universidade da Pennsylvania (1969).
Atividade: Professor do mestrado em Economia Empresarial da Universidade Candido Mendes; técnico Do Ipea de 1965 a 1990. Superintendente-adjunto do Inpes 1970-74; superintendente do Inpes 1975-79.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Transcrição: Luana Soares F. Daraujo;

Conferência da transcrição: Francisco Costa Marques;