Heli Coutinho

Heli Coutinho

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por suas atividades como capitão do exército.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Eduardo Raposo
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 10/2/1980
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Heli Coutinho
Nascimento: 18/7/1903; Independência ; CE; Brasil ;

Formação: Escola de Sargentos de Infantaria.
Atividade: Capitão do Exército.

Levantamento de dados: Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Reinaldo Roels Júnior;

Copidesque: Elisabete Xavier de Araújo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Reinaldo Roels Júnior;

Carlos de Lima Cavalcanti;
Coluna Prestes (1925-1927);
Estado Novo (1937-1945);
Exército;
Heli Coutinho;
Juarez Távora;
Luís Carlos Prestes;
Pernambuco;
Política estadual;
Revolução de 1930;
Tenentismo;

Sumário

Entrevista: origem familiar; ida para o Amazonas; entrada para o Exército; Luís Carlos Prestes; simpatia pela Coluna Prestes; o combate à Coluna; contatos com os revolucionários de 1930: Juarez Távora e Carlos de Lima Cavalcanti; a eclosão do movimento no Recife; convocação dos atiradores; o fracasso do plano de Juarez no 21º BC; volta de Juarez à Paraíba, para buscar reforços; tomada do quartel da Soledade; resistência dos governistas; fuga de Estácio Coimbra; a volta de Juarez ao Recife; a rendição do quartel do Derby; posse de Carlos de Lima; hostilidades populares para com os vencidos; realizações da Revolução de 1930; Carlos de Lima no governo de Pernambuco; prisão e desligamento do Exército em 1931; retorno às armas em 1934; o combate ao movimento de 1935; o movimento de 1931, em Recife; o Estado Novo; o período de desligamento do Exército e a estada no Rio Grande do Sul; a passagem para a reserva.