Jayme Brasil Garfinkel

Jayme Brasil Garfinkel

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 22/11/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Jayme Brasil Garfinkel
Nascimento: 1/11/1946; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Atividade: Presidente da Porto Seguro; vice presidente executivo da Porto Seguro Companhia de Seguros; presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FENSEG); diretor presidente da Porto Seguro Saúde; vice presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização – FENASEG.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Mirna Aragão de Medeiros;

Companhias de seguro;
Inflação;
Instituto de Resseguros do Brasil;
Planos econômicos;
Seguros;
Sindicatos de trabalhadores;

Entrevista: 22.11.2006

Origem familiar; primeiros estudos, graduação em Engenharia Civil (1970) e pós-graduação em Administração na Fundação Getulio Vargas (1975); a entrada no ramo de seguro e a resistência do pai (Abrahão Garfinkel) à sua escolha; história dos seus antepassados e imigração dos avós da Ucrânia para o Brasil (1921), breve comentário sobre a estatização do seguro de acidente de trabalho (Lei nº. 5.316/1967) e a conseqüência para o mercado; empresas que trabalhou: Companhia de Seguros do Comércio e Indústria (1971); a compra da Boavista pela Atlântica (1970); compra pelo pai da Porto Seguro (1972); a década de 1970 e o mercado de seguros: o Decreto-Lei nº73 (1966); o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB, hoje IRB Re); fusão da Porto Seguro com outras companhias; a Porto Seguro e o ramo de seguro de automóveis; serviços pioneiros implantados pela Porto Seguro: oficinas para vistoria; fotografia dos carros; fraude no ramo de seguro automotivo; crescimento da Porto Seguro entre 1972 e 1985; obstáculos enfrentados nesse período: com o Sindicato dos metalúrgicos de São Paulo, o alto custo das oficinas; a construção da identidade da Porto Seguro com o seguro de automóveis; crise e novos produtos (Pós-1986): break light, block tape, frota própria de guinchos - assistência 24 horas; o mercado de seguros e os planos econômicos (Plano Cruzado, Plano Collor, Plano Real); a gestão do superintendente João Régis Ricardo dos Santos (1985-1990); o impacto da inflação; morte do pai e assunção da mãe à presidência da Porto, divergências familiares pelo controle acionário da companhia, escolhido vice-presidente; projetos de reestruturação da Porto Seguro: "Visão 2005" e "Visão 2012"; abertura do capital da Porto Seguro (2004), DPVAT; crise na Porto Seguro com a proibição em operar DPVAT; consolidação da Porto Seguro: divisão dos lucros com os funcionários (1987); participação e o processo de escolha para atuar no Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP/1987-1991); divergências seguradoras de banco/independentes; o debate sobre correção monetária das reservas; vínculo da Porto Seguro com os corretores; o caso da denúncia de fraudes das seguradoras aos corretores (2005): a confiança dos corretores, a imagem negativa da mídia; o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC); a Ouvidoria; perspectivas de crescimento da Porto Seguro; novos caminhos da Porto Seguro, responsabilidade social, exemplo, o projeto educacional Crescer Sempre; perspectivas do mercado; privatização do IRB; quebra do monopólio do IRB; formação do profissional do seguro; atuação na presidência do Sindicato das Empresas de Seguros e Capitalização do Estado de São Paulo (1989 - 1990).