João Clemente Baena Soares I

João Clemente Baena Soares I

Entrevista realizada no contexto do projeto "Democracia e Forças Armadas no Brasil e nos Países do Cone Sul", desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1997 e 2000. A pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares e integrou o projeto "Brasil em transição: um balanço do final do século XX", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação do livro "DEMOCRACIA e Forças Armadas no Cone Sul" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2000. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A entrevista foi publicada no livro João Clemente Baena Soares: sem medo da diplomacia - depoimento ao CPDOC. Orgs: Maria Celina DAraujo, Celso Castro, Dora Rocha e Carolina von der Weid. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 136p. A escolha do entrevistado justificou-se por ter sido secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (1979-1984, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Entrevista publicada em livro, disponível para download.

Maria Celina D`Araujo
Celso Castro
Data: 4/11/2003 a 26/1/2005
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: João Clemente Baena Soares
Nascimento: 14/5/1931; Belém; PA; Brasil;

Formação: Formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Atividade: Embaixador, secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (1979-1984), secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Entre 1997 e 2006 foi membro da Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas.

Levantamento de dados: Maria Celina D'Araújo;Celso Castro;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Celina D'Araújo;Celso Castro;