José Alexandre Scheinkman

José Alexandre Scheinkman

Entrevista realizada no contexto do projeto "Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA): 50 anos de história", na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e o IMPA, entre maio de 2001 e abril de 2002, visando a constituição de um acervo de depoimentos sobre a história da instituição. O projeto resultou na publicação do livro "IMPA - 50 anos". Parte da entrevista foi também publicada no livro "Mario Henrique Simonsen: um homem e seu tempo", resultado do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001. A escolha do entrevistado se justificou um economista conhecido internacionalmente, professor das universidades de Chicago e Princeton, que fez mestrado no IMPA e foi seu professor visitante em 1978-1979.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IMPA – 50 anos / Editores Jacob Palis, César Camacho, Elon Lages Lima. Rio de Janeiro: IMPA, 2003. MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Ignez Cordeiro de Farias
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 25/7/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Alexandre Scheinkman
Nascimento: 11/6/1948; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: É professor de economia na universidade de Princeton; fellow da Academia Americana de Artes e Ciências e da Sociedade Econométrica; professor externo do Santa Fe Institute; membro do fórum de equidade do banco inter-americano de desenvolvimento; membro do conselho consultivo da Universidade de Chicago; foi chefe do departamento de economia da Universidade de Chicago; vice-presidente em financial strategies da Goldman, Sachs; professor visitante da escola de pós-graduação em economia (EPGE/FGV) e do Impa; consultor de diversas instituições financeiras como Mckinsey Global Institute (para um estudo sobre produtividade no Brasil), banque de France (Paris), c.a.r. (Paris), Compagnie Bancaire (Paris), c.d.c. (Paris), banco garantia (São Paulo) e Paribas (Londres); foi escolhido para ocupar a cadeira blaise pascal, na França (2001-2003).

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Sérgio Lamarão;