José Artur Rios

José Artur Rios

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta apenas em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). A escolha do entrevistado se justificou por sua participação no governo Lacerda e por ser o primeiro sociológo que estudou favelas no Rio de Janeiro.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CAPÍTULOS da memória do urbanismo carioca : depoimentos ao CPDOC/FGV / Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002. 232p. il.

Lúcia Lippi Oliveira
Marly Silva da Motta
Data: 17/10/2000 a 31/10/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Arthur Alves da Cruz Rios
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Ciências Sociais e Direito. Fez parte da primeira turma do curso de Ciências Sociais da antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Foi um dos primeiros Sociólogos a fazer um mestrado nos Estados Unidos em 1947.
Atividade: Coordenou uma pesquisa pioneira sobre favelas realizada no Rio de Janeiro sob orientação do Padre Lebret e publicada em O Estado De São Paulo em 13 e 15 de abril de 1960. Atuou na Coordenação de Serviço Social do governo Carlos Lacerda.

Levantamento de dados: Lúcia Lippi Oliveira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Marly Silva da Motta;Lúcia Lippi Oliveira;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Administração federal;
Alberto Guerreiro Ramos;
Arquitetura;
Carlos Lacerda;
Eugênio Sales;
Favela;
Habitação;
Helena Antipoff;
Igreja;
Lincoln Gordon;
Partido Libertador (1945-1965);
Planejamento urbano;
Rio de Janeiro (cidade);
Sociologia;
Urbanismo;

Fita 1 A: história de vida; formação;
Fita 1 B: Ministério da Agricultura; Campanha Nacional de Educação Rural; Nelson Romero; Simões Lopes; Serviço Especial de Saúde Pública (SESP); Carlos Alberto Medina; Luís Fernando Fontenelle;
Fita 2 A: Movimento de Economia e Humanismo; padre Lebret; Serviço Social Rural; Júlio de Mesquita; favela; Carlos Lacerda; operação mutirão; PUC;
Fita 2 B: questão da favela; Júlio Mesquita; escritório de Economia e Humanismo; pesquisa em favela; Hélio Modesto; padre Lebret; Carlos Lacerda; Partido Liberal; Serfha; parque proletário; associação de moradores; Operação Mutirão;
Fita 3 A: governo Lacerda; favela; Hélio Modesto; Brasília; Alagados da Bahia; BNH; Codesco; Negrão de Lima; Brás de Pina; ONU; Fundação Leão XIII e Cruzada São Sebastião; Dom Hélder Câmara;
Fita 3 B: Dom Hélder Câmara; GTBJ; Lúcio Costa; padre Fernando Bastos D'Ávila; PUC; Centro Dom Vital; Gustavo Corção; René Poirieu; padre Lebret; Lean Smith; José Fernando Carneiro; Favela Bairro; Carlos Nelson; IBAM.