José de Nazaré Teixeira Dias II

José de Nazaré Teixeira Dias II

Entrevista realizada no contexto do projeto "História Oral da Fundação Getulio Vargas" desenvolvido pelo CPDOC entre março de 1998 e janeiro de 1999. O projeto resultou na publicação do livro FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido membro fundador da Assembléia Geral e, durante quase 30 anos, do Conselho Curador da Fundação Getulio Vargas.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il.

Lucia Hippolito
Data: 14/8/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: José de Nazaré Teixeira Dias
Nascimento: 15/10/1912; Belém; PA; Brasil;

Formação: Faculdade de Direito. Cursos de Especialização em Administração na School of Public Affairs da American University.
Atividade: Chefiou a divisão de orçamento do Ministro da Educação e Saúde, de 1942 a 1946. Chefiou da divisão de nomeações e relações de pessoal da UNESCO, em Paris. Foi chefe da divisão de pessoal do departamento administrativo do serviço público (DASP), entre 1951 e 1955. Chefe de gabinete do diretor-superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE, atual BNDES). Ocupou a diretoria de administração da Petrobrás, em 1956, atuando na implementação e atualização do plano básico de organização. Em 1958, deixou a Petrobrás, passando a se dedicar à iniciativa privada. Ministro da Educação; diretor da Petrobrás quando da sua fundação. Membro fundador, membro nato, da assembléia geral e foi, durante quase 30 anos, do conselho curador da fundação Getulio Vargas.

Transcrição: Lucia Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;