Julio Bozano

Julio Bozano

Entrevista realizada no contexto do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001, com o objetivo de publicar um livro de depoimentos sobre Mario Henrique Simonsen - MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il. O entrevistado foi selecionado por ter sido colega de Mario Henrique Simonsen no Centro de Instrução de Oficiais da Reserva da Marinha (CIORM) e seu sócio, desde 1961, na Cia. Bozano, Simonsen.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Verena Alberti
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 15/3/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Julio Rafael de Aragão Bozano
Nascimento: 1/2/1936; Porto Alegre; RS; Brasil;

Formação: Cursou, mas não concluiu, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ.
Atividade: Banqueiro; fundador e presidente da CIA. Bozano, Simonsen, da qual foi acionista controlador até 2000.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Viviane de Fátima Magalhães;

Bancos de investimento;
Governo Castelo Branco (1964-1967);
Mário Henrique Simonsen;
Mercado de capitais;

Entrevista: 15.03.2001.
Fita 1-A: Origens familiares; formação escolar; motivo da ida para o Centro de Instrução de Oficiais da Reserva da Marinha (CIORM); primeiros contatos e relação com Mário Henrique Simonsen; gosto em estudar de Mário Henrique e sua capacidade intelectual; [considerações sobre o mercado de capitais no Brasil antes de 1960 e as modificações ocorridas no mercado de capitais após 1965]; início da vida profissional; motivações que levaram o entrevistado a aproximar-se da área financeira; fundação da Bozano, Simonsen e Companhia Ltda; crescimento do mercado de capitais e sua regulação em 1965; comentário sobre a contribuição de Mário Henrique na nova formação do mercado de capitais (1965); explicação sobre o que vem a ser uma financeira; desenvolvimento da empresa entre 1961 e 1967: criação do Banco Bozano, Simonsen de Investimento (1967); efeitos das reformas implementadas durante o governo Castelo Branco (1964-1967), no mercado de capitais; participação de Mário Henrique no Banco Bozano, Simonsen de Investimento; mudança de parte da empresa, localizada na Rua Araújo Porto Alegre, para a Av. Rio Branco (1967); participação de Mário Henrique na sociedade após deixar o ministério (1979); criação da correção monetária e seus efeitos; participação de Mário Henrique na Consultec; início da sociedade entre o entrevistado e Mário Henrique; Associação Nacional dos Bancos de Investimento e Desenvolvimento (ANBID) e Associação de Bancos de Desenvolvimento (ABDE).
Fita 1-B: Expansão das atividades do Banco Bozano, Simonsen de Investimento para os setores agrícola e minerador e associação com grupos estrangeiros de mineração; imagem de Mário Henrique no exterior; atuação de Mário Henrique junto aos clientes e como palestrante durante as viagens pela empresa; consideração sobre a capacidade de percepção e inteligência de Mário Henrique; gosto de Mário Henrique em palestrar e assuntos abordados nas palestras em que participava.