Jurema Batista

Jurema Batista

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevistada se justificou por ser uma importante militante do Movimento Negro desde o início da década de 1980.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 26/4/2004 a 11/11/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Jurema da Silva Batista
Nascimento: 9/8/1957; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Licenciada em Letras (Português/Literatura) - Universidade Santa Úrsula (1983).
Atividade: Militante do Movimento Negro desde o início da década de 1980. Foi vereadora do Município do Rio de Janeiro por três mandatos. Atualmente é deputada estadual do Rio de Janeiro (2002/2006) e é presidente da comissão de combate às discriminações e preconceitos de raça, cor, etnia, religião e procedência nacional da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Foi fundadora da Associação de Moradores e Amigos do Morro do Andaraí e dirigente da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de janeiro.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;