Lucas Lopes IV

Lucas Lopes IV

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do BNDES", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ela foi utilizada como subsídio para a produção do livro “O BNDES e o Plano de Metas – 1956-61” / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro, BNDES/CPDOC, 1996. A escolha do entrevistado justificou-se por ter integrado o conselho de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) quando de sua criação, e também por ter sido, posteriormente, presidente da instituição.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

José Luciano de Mattos Dias
Alexandra de Mello e Silva
Data: 1/12/1992
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Lucas Lopes
Nascimento: 25/6/1911; Ouro Preto; MG; Brasil;

Falecimento: 29/1/1994; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Portador honoris causa do Diploma de "Doctor of Laws" da New York University; Doutor honoris causa da Escola de Minas de Ouro Preto; Doutor honoris causa pela Escola Superior de Guerra.
Atividade: Exerceu os cargos de secretário da Agricultura Indústria e Comércio da Viação e Obras Públicas em Minas Gerais; presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE) (1956-1958), ministro da Viação e Obras Públicas (1954-1956) , coordenador do Programa de Estabilização Monetária (1956-1959), ministro da Fazenda (1958-1959).

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Marina Gerasso;

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
Comissão Mista Brasil - EUA (1951-1953);
Furnas Centrais Elétricas;
Governo Café Filho (1954-1955);
Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961);
Governo Nereu Ramos (1955-1956);
Plano de Metas (1956-1960);

Sumário

Atividades do entrevistado antes da criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); considerações sobre a nomeação do entrevistado para a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos; participação na criação da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG); considerações sobre a composição profissional, importância e funcionamento da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos; relevância da vinculação do governo de Minas Gerais com o setor de eletricidade; ausência de um plano complexo de eletrificação no Brasil na década de 50; considerações sobre a criação de FURNAS; vínculo entre o BNDES e a Comissão Mista; considerações a respeito da criação do BNDES e projetos desenvolvidos pelo Banco; relações do entrevistado no ministério do governo Café Filho; observações sobre o Plano de Metas; retorno do entrevistado ao ministério da aviação no governo Nereu Ramos; considerações acerca da elaboração do Plano de Metas; participação do BNDES na elaboração do Plano; vantagens e desvantagens do clima de otimismo do governo Juscelino Kubitschek; considerações sobre a criação e financiamento japonês das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIMINAS); fase inicial do BNDES favorável com relação às políticas americanas; utilização do Plano de Metas como instrumento político por parte de Juscelino; compra de tecnologia de empresas estrangeiras para projetos energéticos e industriais.