Luiz Fernando Pinto I

Luiz Fernando Pinto I

Entrevista realizada no contexto do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001, com o objetivo de publicar um livro de depoimentos sobre Mario Henrique Simonsen - MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il. A escolha do entrevistado se justificou por seu envolvimento com Mario Henrique Simonsen.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Verena Alberti
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Data: 15/9/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Luiz Fernando da Silva Pinto
Nascimento: 27/1/1941; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Engenharia Civil com especialização em Engenharia Econômica, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual UFRJ (1959-1963).
Atividade: Engenheiro projetista da Consultec - Sociedade Civil de Planejamento e Consultas Técnicas Ltda. desde 1964, tendo já estagiado na firma entre 1961 e 1964; professor da escola de pós-graduação em economia (EPGE) da fundação Getulio Vargas de 1966 a 1976, em 1980 e desde 1997; presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) (1976-1979); secretário-geral adjunto da secretaria de planejamento (SEPLAN) da Presidência da República (1979); assessor do Ministério da Fazenda (1979); diretor da Consultec a partir de 1980.

Levantamento de dados: Verena Alberti;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;

Conferência da transcrição: Ignez Cordeiro de Farias;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Viviane de Fátima Magalhães;

Assistência social;
Economia;
Economistas;
Engenharia;
Fundação Getulio Vargas;
Golbery do Couto e Silva;
Legião Brasileira de Assistência;
Luiz Fernando da Silva Pinto ;
Mário Henrique Simonsen;
Movimento Brasileiro de Alfabetização;
Pós - graduação;
Roberto Campos;

Entrevista:15.09.2000.
Fita 1-A: Origens familiares; motivos da escolha pelo curso de engenharia; formação escolar; comentários sobre a infância vivida em Ipanema; origem do curso de engenharia econômica: intercessão entre economia e engenharia; comentário sobre as origens do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); entrada na Consultec; o curso de engenharia econômica: finalidade e professores; comentário sobre a participação de Simonsen na Ecotec; entrada de Mário Henrique Simonsen na Consultec.
Fita 1-B: Atividades da Consultec; comparação entre a Consultec e a Ecotec; importância da Consultec no desenvolvimento do Brasil; início da amizade com Mário Henrique; origens familiares de Mário Henrique; método de trabalho de Mário Henrique; descrição das etapas de execução de um projeto; destino dos projetos da Consulte executados por Mário Henrique e organização de um livro com seus projetos; rotina de Mário Henrique na Consultec: organização de seu tempo, relacionamento com os estagiários, pontualidade com a entrega de projetos e relacionamento com os colegas; importância intelectual da Consultec para os profissionais que passaram por ela; opinião de Mário Henrique sobre o ramo de projetos na área econômica; sociedade entre Júlio Bozano e Mário Henrique; papel da Consultec no movimento político de 1964; impacto de Mário Henrique sobre Roberto Campos; considerações sobre a inteligência e memória de Mário Henrique.
Fita 2-A:participação de Mário Henrique na formulação do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG); apelido de "dragão" de Mário Henrique; capacidade de Mário Henrique de sintetizar e roteirizar o trabalho; formação da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE); importância da Consultec na vida profissional de Mário Henrique; participação do
entrevistado na EPGE; disciplina ministradas, organização de um curso por correspondência para a revista Boletim Cambial, alunos da primeira turma da EPGE, rotina de aulas do entrevistado; atuação de Mário Henrique como professor da EPGE.
Fita 2-B: Indicação do entrevistado para presidir a Legião Brasileira de Assistência (LBA) e sua atuação no cargo de 1976 à 1979; apresentação de uma das primeiras pautas do Conselho de Desenvolvimento Social do governo de João Batista Figueiredo (1979-1985), contendo algumas idéias atribuídas, pelo entrevistado, a Mário Henrique; assistência social no Brasil; preocupação de Mário Henrique com problemas sociais; decadência do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral); aversão de Mário Henrique ao paternalismo; fim das Creches Casulos; relacionamento entre Golbery do Couto e Silva e Mário Henrique; atividades desenvolvidas pelo entrevistado após Mário Henrique deixar o governo; saída de Mário Henrique do Ministério; fase pós-ministerial de Mário Henrique: dedicação a produção intelectual, contado com o entrevistado e com os antigos colegas da Consultec, atuação no Citicorp e na Consultec.
Fita 3-A: Atividades atuais do entrevistado na EPGE; comentário sobre desentendimento entre o entrevistado e Paulo e Roberto Maluf.