Lysaneas Maciel

Lysaneas Maciel

Entrevista realizada pelo Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, criado pelo convênio entre a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o CPDOC-FGV, em 1997. O Núcleo se constitui em um centro de produção intelectual e referência documental sobre a história política da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Entre outros resultados, ele publica as entrevistas editadas na coleção "Conversando sobre Política". Entrevista publicada no livro: Vozes da oposição: depoimentos de Lysaneas Maciel, Heloneida Studart, Modesto da Silveira, Iramaya de Queiroz Benjamin, Raymundo de Oliveira, Arlindenor Pedro de Souza, Francisco Amaral e Jó Rezende. Organizadores Marieta de Moraes Ferreira, Dora Rocha e Américo Freire. Rio de Janeiro, Grafline Artes Gráficas e Editora, Alerj, 2001. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação política no Estado da Guanabara e no Estado do Rio de Janeiro.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Vozes da oposição: depoimentos de Lysaneas Maciel, Heloneida Studart, Modesto da Silveira, Iramaya de Queiroz Benjamin, Raymundo de Oliveira, Arlindenor Pedro de Souza, Francisco Amaral e Jó Rezende / Organizadores Marieta de Moraes Ferreira, Dora Rocha e Américo Freire - Rio de Janeiro: Grafline, 2001.

Américo Oscar Freire
Marieta de Moraes Ferreira
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Marly Silva da Motta
Data: 26/11/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Lysaneas Dias Maciel
Nascimento: 23/12/1926; Patos de Minas; MG; Brasil;

Falecimento: 6/12/1999; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Faculdade de Direito na Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Atividade: Integrante do MDB;vereador da Cidade do Rio de Janeiro pelo PDT;deputado federal da Guanabara ( 1971-1975);deputado federal do Rio de Janeiro (1975-1976);deputado federal do Rio de Janeiro (1987-1991, 1991-1992).

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Esquerda;