Marcos Konder

Marcos Konder

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem I e II", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001 e, em uma segunda etapa, a partir de outubro de 2003, com apoio novamente da Atlântica Empreendimentos. O projeto objetivou a constituição de um banco de entrevistas com urbanistas que tiveram papel destacado em projetos de intervenção e implementação de políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da entrevista foi a elaboração de um livro de entrevistas sobre o urbanismo no Rio de Janeiro. A entrevista foi publicada no livro Novas memórias do urbanismo carioca/ Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. 312p.:il. A escolha do entrevistado se justificou por ser importante nome da moderna arquitetura carioca.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Novas memórias do urbanismo carioca/ Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. 312p.:il.

Lúcia Lippi Oliveira
Américo Oscar Freire
Data: 2/4/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Marcos Konder Netto
Nascimento: 11/11/1927; Blumenau; SC; Brasil;

Formação: Formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual FAU-UFRJ).
Atividade: Arquiteto; trabalhou no departamento de urbanismo da PDT e do Estado da Guanabara (1959/61); professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1955/75); presidente do IAB (1966/67); e responsável pelo projeto do monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial (1956).

Levantamento de dados: Cláudia dos Santos Lagame ;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Lúcia Lippi Oliveira;Américo Oscar Freire;