Maria Betânia de Melo Ávila

Maria Betânia de Melo Ávila

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 23/4/2012
Olinda ; PE ; Brasil

Nome completo: Maria Betânia de Melo Ávila
Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1968-1975); Especialização em Sociologia do Desenvolvimento pela Université de Paris 1 (1978-1979);Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2007-2009).
Atividade: Pesquisadora da União Nordestina de Apoio à Microempresa (1981-1983); Coordenadora geral do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia (1981- atual).

Levantamento de dados: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Programas sociais;
Relações internacionais;

Sumário

Entrevista 23 de abril de 2012: A história do SOS Corpo - Instituto Feminista para Democracia, no Recife; o impacto da experiência na Europa em sua militância feminista; as áreas de atuação do SOS Corpo e o começo da relação com a Fundação Ford; a luta na questão do controle de natalidade; a participação da Fundação Ford nos trinta anos de história do SOS Corpo; a citação do SOS Corpo no livro de 40 anos da Fundação Ford; a importância do apoio da Fundação Ford; a relação entre pesquisa e militância; a Rede Saúde de Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais; a área de saúde da mulher nos anos 1990 em termos de políticas públicas; o ciclo de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos 1990 e o impacto nas relações internacionais do movimento feminista brasileiro; a entrada de Nilcéa Freire na Fundação Ford; a democratização do movimento feminista e a discussão sobre questões raciais, sociais, econômicas e sexuais.