Maurice Capovilla

Maurice Capovilla

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória do Cinema Documentário Brasileiro: Histórias de Vida”, desenvolvido com financiamento do Bradesco, através da Lei Rouanet de incentivo fiscal do Ministério da Cultura, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. O projeto visa à disponibilização da edição de 30 horas de entrevistas com documentaristas do cinema brasileiro que tenham iniciado suas carreiras nas décadas de 1960 e 1970. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Adelina Maria Alves Novaes e Cruz
Arbel Griner
Mila Henriques Lo Bianco
Data: 11/3/2013 a 3/5/2013
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Maurice Capovilla
Nascimento: 16/1/1936; Valinhos; SP; Brasil;

Formação: Em 1963 fez um estágio no Instituto de Cinematografia da Universidade do Litoral, em Santa Fé, na Argentina.
Atividade: Intercalou cinema com o jornalismo e o magistério, foi crítico de cinema, professor da ECA-USP e organizador do departamento de cinema do Instituto Central de Artes da UNB. Na televisão, dirigiu documentários para a TV Globo, para a TV Bandeirantes e trabalhou também na Rede Manchete, onde criou o Núcleo de Especiais e dirigiu séries.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Lucas Andrade Sá Corrêa;