Mauro Marcondes Rodrigues

Mauro Marcondes Rodrigues

Entrevista realizada no contexto do projeto "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil", desenvolvido pelo CPDOC, em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre março de 1998 e novembro de 2002. A pesquisa teve como resultado a publicação do livro "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil" / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002, que reúne textos sobre a história da instituição e trechos de depoimentos. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido presidente da FINEP no período compreendido entre março de 1999 e janeiro de 2003.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: “FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil” / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002.

José Luciano de Mattos Dias
Data: 4/5/1999
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Mauro Marcondes Rodrigues
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Formado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), em 1976.
Atividade: Exerceu funções de relevância nas seguintes instituições: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República (SEPLAN/PR), ministério do planejamento e orçamento (MPO), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Corporação Interamericana de Investimento (Cii), fundo multilateral de investimento (FUMIN), Ministério da Saúde (MS), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Foi presidente da FINEP no período compreendido entre março de 1999 e janeiro de 2003.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Adriana Mattos de Oliveira;

Atividade profissional;
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
Capitalismo;
Financiadora de Estudos e Projetos;
Formação acadêmica;
Planos nacionais de desenvolvimento;

Entrevista: 04/05/1999

Fita 1-A: breve relato sobre alguns contatos pontuais que o entrevistado teve com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ao longo de sua trajetória profissional; comentários acerca do processo de capitalização da FINEP; lembranças a respeito de sua formação acadêmica e trajetória profissional até a chegada à presidência da FINEP; avaliação acerca do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), 1975-1979; análise do sistema capitalista brasileiro: problema estrutural; críticas a falta de sistematização do conhecimento setorial na FINEP; percepção do entrevistado acerca da FINEP dos anos 1990; comentários sobre a necessidade de se acabar com a separação, existente na FINEP, entre o eixo que lida com as universidades e o eixo que lida com as empresas; críticas a falta de um eixo condutor que articule a ação da FINEP.

Fita 1-B: críticas a falta de uma ação mais integrada por parte da FINEP; comentários sobre algumas necessidades da FINEP: ser uma agência de transformação e estar próxima da inovação; nova forma da FINEP olhar a universidade; comentários sobre a busca de ações mais sofisticadas por parte da FINEP; considerações acerca do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX); comentários sobre o trabalho que o entrevistado tem pela frente, na presidência da FINEP; questão da expansão dos recursos da FINEP como uma meta a ser pensada; observações sobre a nova equipe formadora da diretoria da FINEP; necessidade de parcerias sólidas entre a FINEP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).