Ozires Silva

Ozires Silva

Entrevista realizada no contexto do projeto "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil", desenvolvido pelo CPDOC, em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre março de 1998 e novembro de 2002. A pesquisa teve como resultado a publicação do livro "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil" / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002, que reúne textos sobre a história da instituição e trechos de depoimentos. A escolha do entrevistado se justificou por sua dedicação ao setor privado, promovendo projetos e participando da alta administração de várias empresas.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: “FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil” / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002.

José Luciano de Mattos Dias
Data: 20/4/1999
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Ozires Silva
Nascimento: 8/1/1931; Bauru; SP; Brasil;

Formação: Mestre em Ciências Aeronáuticas pelo California Institute of Technology (Estados Unidos); graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); curso de Oficiais Aviadores na Escola da Aeronáutica.
Atividade: Membro do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Ministério da Indústria e Comércio;diretor-adjunto do departamento de tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP);diretor-superintendente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer);presidente do Conselho de Administração da Embraer.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Adriana Mattos de Oliveira;

Capital nacional;
Embraer;
Financiadora de Estudos e Projetos;
Hélio Beltrão;
Indústria aeronáutica;
Márcio de Souza e Melo;
Ministério da Aeronáutica;
Ministério do Planejamento;
Reforma administrativa;

Entrevista: 20/04/1999

Fita 1-A: considerações a respeito das mutações pelas quais o projeto da Empresa Brasileira de Aeronáutica SA (Embraer) passou ao longo do tempo; o mercado para aviões pequenos na década de 1960, no Brasil; comentários sobre a indústria aeronáutica norte-americana; resultados surpreendentes obtidos pela Embraer nas exportações; comentários sobre o avião Bandeirante; pioneirismo do Ministério da Aeronáutica na criação de um departamento de pesquisa e desenvolvimento subordinado diretamente ao Ministro; dificuldades enfrentadas pelo projeto do Bandeirante; reforma administrativa no Ministério da Aeronáutica, realizada pelo Ministro Márcio de Souza e Mello (1968); breve comentário acerca da fluidez do Ministério do Planejamento; ligação do projeto de desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas com a comunidade acadêmica; relato sobre o fracasso resultante da tentativa de se fazer com que capitais brasileiros investissem na Embraer (1969); observações a respeito de uma reunião ocorrida no Ministério da Aeronáutica, dia 26 de junho de 1969, a partir da iniciativa do Ministro Márcio Souza e Mello; relato sobre o encontro casual do entrevistado com o Ministro Hélio Beltrão, que resultou na aprovação do estatuto da Embraer; lei de criação da Embraer.

Fita 1-B: aproximação entre a Embraer e o Ministério do Planejamento; relato sobre o início do relacionamento da Embraer com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); lembranças sobre o Projeto Tucano da Embraer, o qual foi financiado pela FINEP; importância da FINEP no Projeto Tucano; análise sobre o preconceito que os brasileiros têm com os produtos que são produzidos no país; considerações a respeito da importância das Forças Armadas comprarem produtos nacionais; problema enfrentado pela Embraer: transferência do conhecimento; criação e importância do departamento de engenharia da Embraer; questão da dificuldade de aproximação entre a universidade e a indústria; comentários sobre a área de planejamento de produção na Embraer; exemplos de inovações trazidas no Projeto Tucano.