Peter Kevin Spink

Peter Kevin Spink

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.

Lúcia Lippi Oliveira
Data: 30/11/2011
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Peter Kevin Spink
Formação: Possui graduação em Psicologia - University College London (1965) e doutorado em Psicologia Organizacional - Birkbeck College London (1976).
Atividade: Professor Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e membro fundador de seu Centro de Estudos em Administração Publica e Governo (CEAPG). Foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Phillips Visiting Professor na Universidade de Texas-Austin, Professor Visitante na Universidade Autonoma de Barcelona, Universidade da Republica, Uruguay e também Professor Associado no Programa de Psicologia Social da PUC-SP onde criou o núcleo de pesquisa em organização e ação social.

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Transcrição: Leticia Cristina Fonseca Destro;

Conferência da transcrição: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;

Técnico Gravação: Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Laura Mie de Azevedo Nicida;

Anos 1970;
Anos 1990;
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
Escola de Administração de Empresas de São Paulo;
Etnias;
Fundação Ford;
Gênero;
Homenagens e condecorações;
Material audiovisual;
Produção intelectual;

Sumário

Entrevista 30 de novembro de 2011: A chegada do entrevistado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas na década de 70; a proposta de Bradford Smith para implementação do prêmio de Innovations in American Governments; a Constituição subnacional e o contato com os povos originários; o investimento inicial da Fundação Ford e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no prêmio; a produção de livros e vídeos; a repercussão dos projetos premiados na sociedade; o foco na a questão de raça e gênero pela Fundação Ford nos anos 1990 e o impacto na EAESP; a importância da Fundação Ford para o projeto; o apoio de Elizabeth Leeds e Ana Toni.