Ricardo Benzaquen

Ricardo Benzaquen

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Os anos de chumbo: memórias da guerrilha", desenvolvida por Alzira Alves de Abreu. Ela foi utilizada como subsídio em duas publicações de sua autoria: o livro “INTELECTUAIS e guerreiros: o Colégio de Aplicação da UFRJ de 1948 a 1968”/ Alzira Alves de Abreu. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1992, e o artigo de Alzira Alves de Abreu, “Os anos de chumbo: memória da guerrilha.” in: Marieta de Moraes Ferreira (org.) “ENTRE-VISTAS: abordagens e usos da história oral.” Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994, p. 14-32. A escolha do entrevistado se justificou por seu engajamento político.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Alzira Alves de Abreu
Maria Clara Mariani
Data: 7/1/1986
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Ricardo Benzaquen
Nascimento: 20/1/1952; Manaus; AM; Brasil;

Formação: Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Atividade: Professor/Pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj);professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Levantamento de dados: Alzira Alves de Abreu;Maria Clara Mariani;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Alzira Alves de Abreu;Maria Clara Mariani;

Transcrição:  ;Ana Caroline Matias Alencar;

Conferência da transcrição: Juliana Athayde Silva de Morais;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Cristiano Santiago de Sousa;

Colégio de Aplicação da UFRJ;
Comunismo;
Instituições de ensino;
Movimento estudantil;
Ricardo Benzaquem de Araújo;

Sumário

Fita 1-A: Origens familiares; a vida no Rio de Janeiro após a saída do Amazonas; as razões da vinda para o Rio de Janeiro; os primeiros estudos; a questão da religião em sua família; a solidão na adolescência; a ida para o Colégio de Aplicação (Cap) e o grau de apoio dos pais; as leituras durante o ginásio.

Fita 1-B: A qualidade do curso ginasial do entrevistado; o ambiente familiar; a entrada para o Cap; o contato com os estudantes do Cap; visão sobre o comunismo e sobre Cuba; o engajamento político do entrevistado no Cap; as atividades no Cap; as dificuldades de relacionamento no Cap; as dificuldades com a língua francesa.

Fita 2-A: As leituras durante o curso no Cap; considerações sobre as orientações políticas dos professores do Cap; a aproximação e a participação nos movimentos de esquerda; as discussões com os pais; a visão sobre o comunismo e sobre a União Soviética; a intensificação do engajamento político do entrevistado e dos outros alunos do Cap; as articulações políticas dos outros alunos do Cap; a queda no rendimento escolar do entrevistado.

Fita 2-B: A saída do Cap, em 1969; a participação do entrevistado na mobilização dos vestibulandos; o grau de integração do entrevistado em seu grupo; a estrutura organizacional do grupo; o abandono à perspectiva de luta armada; a opinião sobre o seqüestro do embaixador americano.