Ricardo Bielschowsky

Ricardo Bielschowsky

Entrevista realizada no contexto e no período do projeto "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil", desenvolvido pelo CPDOC, em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre março de 1998 e novembro de 2002. A pesquisa teve como resultado a publicação do livro "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil" / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002., que reúne textos sobre a história da instituição e trechos de depoimentos. A data desta entrevista está representada pela data de assinatura do convênio (01/03/1998). O entrevistado é economista da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: “FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil” / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002.

José Luciano de Mattos Dias
Data: 1/3/1998
Não há informação ; - ; -

Nome completo: Ricardo Bielschowsky
Nascimento: 4/9/1949; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduação em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado na Universidade de Brasília (UNB). Doutorado na Universidade de Leicester, Inglaterra.
Atividade: Economista da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da Organização das Nações Unidas. Professor da UFRJ. Autor do livro Pensamento Econômico Brasileiro - o ciclo ideológico do desenvolvimentismo: 1930-1964, publicado em 2000 pela editora Contraponto e organizador da coletânea cinqüenta anos de pensamento na Cepal, publicada em 2000 pela editora Record.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Adriana Mattos de Oliveira;

Desenvolvimento científico e tecnológico;
Financiadora de Estudos e Projetos;

Sumário

Fita 1-A: avaliação sobre o papel da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro; desenvolvimento de uma maior sofisticação tecnológica no Brasil a partir dos anos 80; comparações entre as décadas de 70 e 80 no âmbito tecnológico; dificuldades por parte da FINEP em reencontrar um projeto nacional nos anos 80; frustrações da FINEP durante os anos 90.

Fita 1-B: considerações sobre a busca de um modelo econômico por parte da FINEP; necessidade de uma racionalização na estruturação de empresas de menor porte durante a década de 90; funcionamento da consultoria de empresas no Brasil; financiamentos e apoios realizados pela FIPEP durante a década de 70; estratégias para o crescimento econômico através do desenvolvimento tecnológico; núcleo e projetos profissionais da FINEP; atividades desempenhadas pelo entrevistado; considerações sobre a composição profissional da FINEP; comentários sobre a transição política no Brasil em fins da década de 70.