Roberto Médici

Roberto Médici

Entrevista realizada no contexto do projeto "1964 e o regime militar", desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1992 a 1995. Esta pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares. Numa segunda fase, de 1997 a 2001, passou a integrar o projeto "Brasil em transição: um balanço do final do século XX", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação da trilogia "VISÕES do golpe: a memória militar sobre 1964"; "OS ANOS de chumbo: a memória militar sobre a repressão"(clique aqui) e "A VOLTA aos quartéis: a memória militar sobre a abertura"(clique aqui). Além da trilogia, o projeto teve como resultado, ainda, o livro de depoimentos "ERNESTO Geisel". No entanto, foi publicada apenas no livro MÉDICI, o depoimento [Entrevista concedida a Maria Celina DAraujo e Gláucio Ary Dillon Soares]. A escolha do entrevistado justificou-se por ser filho do general Emílio Garrastazu Médici e seu assessor durante o período em que este exerceu a presidência da República (1970-1974).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÉDICI, o depoimento [Entrevista concedida a Maria Celina DAraujo e Gláucio Ary Dillon Soares]. Rio de Janeiro: Mauad, 1995. 94p.

Maria Celina D`Araujo
Gláucio Ary Dillon Soares
Data: 2/3/1993
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Roberto Nogueira Médici
Formação: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Atividade: Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC); diretor da Sondotécnica S.A. (1978-1988); diretor da Planidro Engenheiros Consultores S.A. (1985-1988); diretor da Enerconsult (1988-1992).

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Regime militar;