Rubens Bayma Denys

Rubens Bayma Denys

Entrevista realizada no contexto do projeto “Democracia e Forças Armadas na Nova República”, desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1996 e 2000. A pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares e integrou o projeto “Brasil em transição: um balanço do final do século XX”, apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação do livro "MILITARES e Política na Nova República" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001, 360p. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual. Para acessá-lo, clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou pelos cargos de ministro-chefe do Gabinete Militar. Assumiu em, 1991 o Comando Militar do Sul e, em 1993, o Comando Militar do Leste.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Referência completa: MILITARES e política na Nova República / Organizadores Celso Castro e Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getulio Vargas , 2001. 360p.il.

Maria Celina D`Araujo
Celso Castro
Data: 18/2/1998 a 20/3/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Rubens Bayma Denys
Nascimento: 7/6/1929; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme); curso avançado de Infantaria em Fort Benning (Geórgia, nos Estados Unidos); curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao); Escola Militar de Resende (Rj).
Atividade: Adido do exército junto à embaixada brasileira na Itália; diretor interino de formação e aperfeiçoamento do exército; comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); ministro-chefe do gabinete militar da presidência da república, durante o governo do presidente José Sarney; ministro dos transportes durante o governo do presidente Itamar Franco (1992-1995).

Transcrição:  ;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;