Samuel Wainer I

Entrevista

Samuel Wainer I

Esta entrevista é parte integrante de uma série de entrevistas do acervo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), realizadas entre 1977/1979 e doadas ao CPDOC em 15/08/1996. O entrevistado foi fundador, editor-chefe e diretor do jornal Última Hora.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Wianey Pinheiro
Data: 15/8/1996
Local(ais):

Duração: 1h22min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Samuel Wainer
Nascimento: 12/1/1912; São Paulo; SP; Brasil;

Falecimento: 1/12/1980; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Jornalismo. O lugar de nascimento de Wainer é incerto, pois muitos apontam que ele teria chegado ao Brasil com dois anos de idade, tendo nascido na Bessarábia. Fonte: Wikipedia. Acesso em 19/01/2009.
Atividade: Trabalhou como Jornalista na Folha de São Paulo;fundador, editor-chefe e diretor do jornal Última Hora;repórter dos Diários Associados de Assis Chateaubriand.

Equipe


Transcrição: Julio Augusto Nassar Alencar;

Conferência da transcrição: Vanessa Matheus Cavalcante;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Julio Augusto Nassar Alencar;Mariana Franco Lopes;

Temas

Ademar de Barros;
Assis Chateaubriand;
Café Filho;
Censura;
Estado Novo (1937-1945);
Getúlio Vargas;
Góes Monteiro;
Governo Getúlio Vargas (1951-1954);
História da imprensa;
Imprensa;
Jornalismo;
Liberdade de imprensa;
Política;
Política interna;
Política nacional;
Última Hora;

Sumário

Entrevista: cerca de 1977 a 1979
Fita 1-A: A imprensa brasileira como fonte de informação: breves considerações; o “caso Café Filho”: comentários acerca das implicações políticas decorrentes da traição de João Café Filho a época do segundo governo de Getúlio Dornelles Vargas (1951-1954); o “pacto” protagonizado por Adhemar de Barros e Getúlio Vargas em 1950: relato das negociações que levaram a indicação de Café Filho ao cargo de vice-presidente da chapa de Getúlio; menção ao pedido de Vargas para que buscasse uma aproximação com Café Filho; considerações sobre a relação de Getúlio e Café Filho no momento da campanha presidencial; revelação da opção preferida de Getúlio para ocupar a vice-presidência: o general Góes Monteiro; comentários acerca das possíveis implicações de uma quebra indevida de sigilo por parte do entrevistado durante a campanha presidencial; impressões acerca de Vargas................p. 1-12

Fita 1-B: Relato da escolha dos ocupantes do Ministério após a eleição de Vargas: as negociações entre este e Adhemar de Barros; referência à solicitação de Vargas para que se encontrasse com Carlos Cirilo Júnior do Partido Social Democrático (PSD), na tentativa de buscar o apoio deste partido e barrar as pretensões de controle do cargo de Ministro da Fazenda por Adhemar; longas considerações sobre o jornalismo e a profissão de jornalista; relato de sua trajetória no jornalismo: do “jornalzinho de colégio” à Última Hora, passando pelos periódicos Revista Contemporânea e Diretrizes; observações acerca da censura à época de Diretrizes (1938-1944); considerações sobre Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo e a cadeia Diários Associados; relato da relação pessoal com Getúlio Vargas: origens e características; menção à ideia da criação do jornal A Última Hora; longas considerações a respeito deste periódico.................................................p. 12-20

Fita 2-A: Análise da trajetória do jornal A Última Hora: de Getúlio a João Goulart; relato do dia em que Adhemar de Barros anunciara que não seria candidato a presidência da república; considerações sobre a entrevistada realizada com o general Canrobert, ministro da Guerra à época; comentários sobre a eleição de Getúlio Vargas e a tentativa da UDN (União Democrática Nacional) de impedir sua posse; a elaboração de uma “entrevista” – a pedido de Alzira Vargas e João Neves da Fontoura – com Vargas a fim de garantir a sua posse, reduzindo o impacto do movimento udenista..................p. 20-27.




Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados