Sandra Unbehaum e Fulvia Rosemberg

Sandra Unbehaum e Fulvia Rosemberg

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 11/1/2012
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Sandra Gouretti Unbehaum
Nascimento: 1/1/0001; Rolândia; PR; Brasil;

Formação: Graduada pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1991) e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Doutoranda desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atividade: Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas desde 1991. Em maio de 2009 passou a coordenar o DPE. Integra o Colegiado da Organização Não-governamental ECOS - Comunicação em Sexualidade. Atua em projetos de pesquisa e de intervenção relacionados às relações de gênero e sexualidade.

Nome completo: Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Formação: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de l'enfant -École Pratique des Hautes Études Université de Paris (1969).Pós-doutorado pela Cornell University (1992) e Université René Descartes (1998 e 2007).
Atividade: Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford.

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;

Técnico Gravação: Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Laura Mie de Azevedo Nicida;

Bolsas de estudo e de pesquisa;
Cultura;
Direitos humanos;
Educação;
Ensino primário;
Estados Unidos da América;
Etnias;
Formação escolar;
Fundação Ford;
Mulher;
Pesquisa científica e tecnológica;
Peter Fry;
Pós - graduação;
Projetos educativos;

Sumário

Entrevista 11 de janeiro de 2012: A parceria da Fundação Ford com a Fundação Carlos Chagas; os primeiros anos do Programa de Dotações para pesquisas sobre a mulher e o seu impacto nas pesquisas sobre mulheres; a valorização na área cultural proporcionada pela Fundação Ford; a liberdade de trabalho na Fundação e o caso do projeto sobre educação infantil com Maria Malta Campos na Fundação Carlos Chagas com o apoio da Fundação Ford; aspectos práticos da relação dialógica da Fundação Ford com a Fundação Carlos Chagas; os estudos sobre relações raciais e educação no Brasil; a relação acadêmica de Fúlvia Rosemberg com Peter Fry; a atuação no campo dos direitos humanos; a criação de um mestrado em direitos humanos; a proposta do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford e a questão das ações afirmativas; o apoio de o apoio da Ana Toni, Joan Dassin e de Nova Iorque na questão das ações afirmativas do Programa de Bolsas; a consolidação de uma metodologia de trabalho e o suporte institucional; a importância do fortalecimento intelectual e cultural na formação básica; o Departamento de Pesquisas Educacionais.