Sérgio de Moraes Dias

Entrevista

Sérgio de Moraes Dias

Entrevista realizada no contexto do projeto "Trajetórias da universidade privada no Brasil: realização e edição de entrevistas", desenvolvido entre 2000 e 2001, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a colaboração de consultores do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília (NESUB), com o objetivo de elaborar um livro de depoimentos com dirigentes de universidades privadas brasileiras. Publicada no livro TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v. Este livro encontra-se disponível para consulta na Estante Virtual: clique aqui. Para acessar diretamente esta entrevista clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por ser, à época da entrevista, reitor da Universidade Gama Filho, e por sua longa trajetória dentro da instituição desde seu reconhecimento como universidade.
Forma de Consulta:
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Verena Alberti
Data: 12/7/2001
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h30min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Sérgio de Moraes Dias
Nascimento: 18/1/1945; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: Integrante da junta de controle do Instituto de Previdência do Estado as Guanabara (IPEG), do tribunal de contas do estado (1965-73); agente de orçamento do tribunal de contas junto à coordenação de planos e orçamento da secretaria de governo do Estado da Guanabara (1969-1972); membro da comissão central de vestibulares da UGF a partir de 1972; diretor de admissão e registro da Universidade Gama Filho (UGF) (1972-82); sub-reitor de admissão e registro da UGF (1982-84); vice-presidente da Associação Nacional de Profissionais de Administração Educacional (Anpae) (1983-84); vice-reitor de planejamento e coordenação da UGF (1984-92); membro do conselho diretor da fundação Cesgranrio (desde 1992), reitor da UGF (1992-98), membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) (1992-98), presidente do conselho deliberativo da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) (1993-95); vice-presidente da Anup (1995-1999), assessor da Sociedade Universitária Gama Filho, mantenedora da UGF (1998-2001), reitor da UGF (2001-)

Equipe

Levantamento de dados: Regina Santiago;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Regina Santiago;

Transcrição: Fernanda Assunção Paiva;

Conferência da transcrição: Regina Santiago;

Técnico Gravação: Cláudia Maria Cavalcanti de Barros Guimarães;

Temas

Economia;
Educação;
Ensino;
Ensino privado;
Ensino superior;
Família;
Gama Filho;
Instituições de ensino;
Legislação;
Legislação educacional;
Medicina;
Ministério da Educação e Cultura;
Política educacional;
Portugal;
Pós - graduação;
Regime militar;
Rio de Janeiro (cidade);
Roberto Campos;
Sistema educacional;
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados