Sérgio Luis Carrara I

Sérgio Luis Carrara I

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 23/11/2011
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Sérgio Luis Carrara
Formação: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atividade: Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do IMS (Instituto de Medicina Social) da UERJ; Fundador e coordenador do CLAM (Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos). Desenvolve pesquisas na área da Antropologia do Corpo e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, homossexualidade, direitos humanos e violência.

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Transcrição: Leticia Cristina Fonseca Destro;

Conferência da transcrição: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;

Técnico Gravação: Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Laura Mie de Azevedo Nicida;

AIDS(doença);
América Latina;
Antropologia;
Fundação Ford;
Imperialismo;
Museu Nacional;
Sexualidade;
Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Sumário

Entrevista 23 de novembro de 2011: O processo de chegada do entrevistado e de Maria Luiza Heilborn à coordenação do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como dois antropólogos doutores do Museu Nacional; o projeto sobre o impacto social da Aids no Brasil no Instituto de Medicina Social (IMS) e a doação da Fundação Ford; objetivos do CLAM e a relação entre o IMS e Fundação Ford; o CLAM e a relação entre os países latinoamericanos; a relação da CLAM com o campo político; a desconfiança dos países da América do Sul para com o imperialismo do Brasil; o CLAM na África; o papel de Ondina Leal; o projeto Global Dialogue; a relação do CLAM com a Fundação Ford após o fim do Global Dialogue; a figura de Barbara Klugman; a importância da Fundação no campo da sexualidade; os 10 anos do CLAM, o website, a revista e a consolidação na UERJ.