Simon Schwartzman I

Simon Schwartzman I

Entrevista realizada no contexto do projeto "EBAPE: 50 anos de história" desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola Brasileira de Administração Pública, entre junho de 2001 e março de 2002. O projeto resultou na publicação do livro "A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC" / Organizadoras: Helena Bomeny e Marly Motta. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. A escolha do entrevistado se justificou pelas atividades desenvolvidas na Escola, de professor e pesquisador, na década de 1970. E, por sua participação em uma série de projetos de modernização e reforma do programa de pós-graduação da Escola, além de ter participado do Departamento de Pesquisa da EBAP.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: BOMENY, Helena; MOTTA Marly (Orgs.). A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 492p. il.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Marly Silva da Motta
Data: 8/8/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Simon Schwartzman
Nascimento: 3/7/1939; Belo Horizonte; MG; Brasil;

Formação: Mestre em Sociologia pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso (1963) e doutor em Ciência Política pela Universidade de Berkeley (1973).
Atividade: Lecionou na FGV e no Iuperj. Pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV). Técnico da FINEP (1976-80), foi professor de ciência política e diretor do Nupes da USP, da qual se afastou entre maio de 1994 e dezembro de 1998 para exercer a presidência do IBGE. Professor visitante das universidades de Berkeley (Califórnia), Columbia (Nova York) e de vários centros e institutos internacionais, como o Woodrow Wilson International Center for Scholars (EUA, 1978), o Instituto de Estudos Avançados da USP (1987) e o St. Anthony`S College de Oxford (Inglaterra, 1994). Em 1985 foi relator da Comissão Presidencial de Avaliação do Ensino Superior, e mais tarde, (1993-94), coordenou o grupo criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e financiado pelo Banco Mundial para estudar a política brasileira de ciência e tecnologia. É membro da Academia Brasileira de Ciências.

Levantamento de dados: Marly Silva da Motta;Helena Maria Bousquet Bomeny;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Marly Silva da Motta;Helena Maria Bousquet Bomeny;

Transcrição: Claudia Peçanha da Trindade;

Conferência da transcrição: André Vianna Dantas;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Administração pública;
Ciências Sociais;
Exílio;
Financiadora de Estudos e Projetos;
Formação acadêmica;
Fundação Getulio Vargas;
Golpe de 1964;
Políticas públicas;

Sumário

FITA 1-A: Considerações iniciais sobre a formação superior em Administração Pública: sobre o currículo do curso; a entrada na EBAP em 1968; novos comentários sobre o início de sua formação superior; o auto-exílio em 1964 e o posterior retorno ao Brasil; o trabalho simultâneo no IUPERJ e na EBAP: a atuação na EBAP; análise sobre a atuação da Escola: o curso de graduação; sobre a discussão em torno da existência de uma ciência administrativa; breves comentários sobre o fim da graduação da EBAP no início dos anos 80; sobre as atividades iniciais na EBAP: o setor de processamento de dados, a atuação junto a um dos departamentos da Escola; breves comentários a respeito da estrutura departamental da Escola; sobre a implantação da pós-graduação na Escola em 1970: a origem no PRONAPA, a proposta teórica do curso; novos comentários sobre a discussão em torno da existência de uma ciência administrativa.

FITA 1-B: Novos comentários sobre a discussão em torno da existência de uma ciência administrativa (cont.); novos comentários sobre a proposta teórica da pós-graduação da Escola; considerações a respeito dos rumos tomados pela Escola no que tange à atuação distante das políticas públicas; considerações a respeito do enfoque em Ciências Sociais na formação oferecida pela EBAP: comentários sobre a formação da primeira geração de professores da Escola; breves comentários a respeito da atuação de Kleber Nascimento à frente da diretoria da Escola (1970-73); sobre o formato "DASPiano" da estrutura administrativa da Fundação Getúlio Vargas: o IBRE, a EPGE e a EBAP; sobre a ascensão da EPGE no âmbito interno da Fundação; breves comentários a respeito da participação de alunos egressos na EBAP na montagem da FINEP; considerações a respeito do fim da graduação da EBAP (1983): as motivações, a perda de prestígio da EBAP; a saída da EBAP e a entrada na FINEP (1976 ou 1977).

FITA 2-A: A saída da EBAP e a entrada na FINEP (1976 ou 1977) (cont.); breves comentários sobre a volta para a Fundação Getúlio Vargas (CPDOC) em 1979; comentários a respeito do retorno da graduação da Escola em 2002: as expectativas.