Sydnei Lima Santos

Sydnei Lima Santos

Entrevista realizada no contexto do projeto "Trajetórias da universidade privada no Brasil: realização e edição de entrevistas", desenvolvido entre 2000 e 2001, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a colaboração de consultores do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília (NESUB), com o objetivo de elaborar um livro de depoimentos com dirigentes de universidades privadas brasileiras. Publicada no livro TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v. Este livro está disponível para consulta na Estante Virtual: clique aqui. Para acessar diretamente este depoimento clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por ser, à época da entrevista, reitor da Universidade Tuiuti do Paraná, uma das universidades selecionadas no projeto.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v.

Verena Alberti
Data: 31/5/2001
Curitiba ; PR ; Brasil

Nome completo: Sydnei Lima Santos
Nascimento: 28/8/1925; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: Professor de matemática do Colégio Militar de Curitiba (1959-1968); fundador do curso preparatório Tuiuti, em Curitiba, em funcionamento de 1958 a 1966; fundador do colégio Tuiuti, em 1966; vereador em Curitiba (1968-1972); fundador, em 1973, dos cursos de ensino superior que deram origem, em 1997, à universidade Tuiuti do Paraná (UTP); membro do Conselho Federal de Educação (1989-1994); reitor da UTP desde 1997, e presidente da mantenedora da UTP, a sociedade educacional Tuiuti.

Levantamento de dados: Verena Alberti;Clarissa Baêta Neves;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Clarissa Baêta Neves;