Therezinha de Jesus Corrêa

Therezinha de Jesus Corrêa

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha da entrevistada se justificou por ser advogada especializada em Direito do seguro.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 20/10/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Therezinha de Jesus Corrêa
Nascimento: 16/9/1930; Ilhéus; BA; Brasil;

Formação: Direito.
Atividade: Advogada especializada em Direito do Seguro. Fez parte da gestão 2006-2008 da Associação Internacional de Direito de Seguro - seção brasileira. Membro do Conselho de Ética da Fenaseg.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Mirna Aragão de Medeiros;

Consolidação das Leis do Trabalho;
Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg);
Segurança do trabalho;
Seguros;

Entrevista: 20.10.2006
Dados pessoais: a entrevistada nasceu em Ilhéus, na Bahia (1930); trajetória profissional: formação em Direito na Católica em São Paulo, começa a trabalhar na Companhia Piratininga de Seguros (1953): assume a chefia do Jurídico (1957); criação do Departamento de Prevenção, Higiene e Segurança do Trabalho(1959); participação na fundação da Associação Internacional de Direito de Seguro (1960): congressos mundiais de Direito de Seguro; contato com presidente da Mapfre internacional; venda da Piratininga para a Bandeirantes; criação da Editora de Manuais Técnicos de Seguros (1970); a primeira lei de acidente de trabalho; a reforma da lei de acidente de trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); consultora da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG); compra da Bandeirante pela Sul América; responsável pelo jurídico do grupo Sul América-Bandeirante-Unibanco; o Decreto-Lei nº 73 de 21/11/1966; pioneira na especialidade de Direito do Seguro; Lei nº 5316 de 14/09/1967; participação de um grupo de trabalho no Departamento de Acidente do Trabalho; participação na criação do Departamento de Investigação e Recuperação de Perdas (1960); criação de um sistema de combate à fraude através da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG); presidente da Comissão Jurídica de Seguro de Acidente do Trabalho; Superintendência de Seguros Privados (Susep); realização de um livro com a Munich Re; quebra da Sul América, compra de seis seguradoras pela Liberty Seguros; atuação na Mapfre (1988): participação nos congressos da Associação Internacional de Direito do Seguro; saída da Porto Seguro Seguros; criação da Fundação Mapfre do Brasil; criação da Mapfre do Brasil Consultoria e Serviços; professora da Fundação Nacional Escola de Seguros (Funenseg); entrada na Unimed; criação do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar); criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); o Código de Defesa do Consumidor e o impacto no seguro; saúde; tese no Congresso da Associação Internacional de Direito de Copenhague; participação no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem; Clube da Luluzinha, clube da Bolinha.