Victor Martins

Victor Martins

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha do entrevistado se justificou pela sua ocupação do cargo de Diretor da ANP, que ocupa desde 2005, reconduzido em 2007.

Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 7/12/2005
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Victor de Souza Martins
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1974, com pós-graduação Executiva em Petróleo. MBP pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2
Atividade: Foi diretor técnico da Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado do Espírito Santo. Atuou como superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), no Espírito Santo e como representante do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural (IBP) naquele estado. Também foi membro do Comitê Regional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), ES; do Conselho de Energia e do Conselho de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes); além de secretário executivo da Câmara de Logística e Comércio Exterior do Estado do Espírito Santo. Diretor da ANP, desde maio de 2005, reconduzido para um novo mandato a partir de maio de 2007.

Levantamento de dados: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;

Transcrição: Clarisse Vianna;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Gabriel Cardoso;

Atividade profissional;
Biogás;
Ciência e tecnologia;
Espírito Santo;
História;
Pesquisa científica e tecnológica;
Pesquisa de petróleo;
Petrobras;
Petróleo;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Entrevista: 07.12.2005

Fita 1-A: A chegada do entrevistado à área de petróleo; a produção de petróleo no Espírito Santo; o curso de especialização em petróleo e gás natural na COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 2000, e o trabalho na Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado do Espírito Santo; comentários sobre a criação da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); a ida para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e sua organização; comentários sobre as superintendências sob a direção do entrevistado; as diretorias e a estrutura da ANP; o trabalho da ANP; comentários sobre o processo de declaração de comercialidade de uma área; comentários sobre a geração de royalties pela exploração de petróleo.
Fita 1-B: A Lei do Petróleo e o aumento no montante de royalties transferidos a União, estados e municípios; a aprovação da ANP da aplicação de recursos nas áreas de ciência e tecnologia; a exploração de petróleo no Espirito Santo atualmente; breve comentário sobre as empresas operando no Espírito Santo; comentário sobre o papel das agências reguladoras; a importância da plena independência da ANP; a importância de que as agências prestem contas à sociedade; a relação entre a história do petróleo no Brasil e a história da Petrobras no Brasil.
Fita 2-A: Comentários sobre a inserção do gás na matriz energética brasileira; a importância de se ter claro que os interesses da Petrobras não são, necessariamente, os interesses do país; a atuação do entrevistado na ANP.