Victor Martins

Entrevista

Victor Martins

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha do entrevistado se justificou pela sua ocupação do cargo de Diretor da ANP, que ocupa desde 2005, reconduzido em 2007.
Forma de Consulta:

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 7/12/2005
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h15min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Victor de Souza Martins
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1974, com pós-graduação Executiva em Petróleo. MBP pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2
Atividade: Foi diretor técnico da Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado do Espírito Santo. Atuou como superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), no Espírito Santo e como representante do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural (IBP) naquele estado. Também foi membro do Comitê Regional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), ES; do Conselho de Energia e do Conselho de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes); além de secretário executivo da Câmara de Logística e Comércio Exterior do Estado do Espírito Santo. Diretor da ANP, desde maio de 2005, reconduzido para um novo mandato a partir de maio de 2007.

Equipe

Levantamento de dados: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;

Transcrição: Clarisse Vianna;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Gabriel Cardoso;

Temas

Atividade profissional;
Biogás;
Ciência e tecnologia;
Espírito Santo;
História;
Pesquisa científica e tecnológica;
Pesquisa de petróleo;
Petrobras;
Petróleo;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Sumário

Entrevista: 07.12.2005

Fita 1-A: A chegada do entrevistado à área de petróleo; a produção de petróleo no Espírito Santo; o curso de especialização em petróleo e gás natural na COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 2000, e o trabalho na Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado do Espírito Santo; comentários sobre a criação da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); a ida para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e sua organização; comentários sobre as superintendências sob a direção do entrevistado; as diretorias e a estrutura da ANP; o trabalho da ANP; comentários sobre o processo de declaração de comercialidade de uma área; comentários sobre a geração de royalties pela exploração de petróleo.
Fita 1-B: A Lei do Petróleo e o aumento no montante de royalties transferidos a União, estados e municípios; a aprovação da ANP da aplicação de recursos nas áreas de ciência e tecnologia; a exploração de petróleo no Espirito Santo atualmente; breve comentário sobre as empresas operando no Espírito Santo; comentário sobre o papel das agências reguladoras; a importância da plena independência da ANP; a importância de que as agências prestem contas à sociedade; a relação entre a história do petróleo no Brasil e a história da Petrobras no Brasil.
Fita 2-A: Comentários sobre a inserção do gás na matriz energética brasileira; a importância de se ter claro que os interesses da Petrobras não são, necessariamente, os interesses do país; a atuação do entrevistado na ANP.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados