Wanderley Guilherme dos Santos II

Wanderley Guilherme dos Santos II

Entrevista realizada no contexto do projeto "EBAPE: 50 anos de história" desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola Brasileira de Administração Pública, entre junho de 2001 e março de 2002. O projeto resultou na publicação do livro "A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC" / Organizadoras: Helena Bomeny e Marly Motta. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. A escolha do entrevistado se justificou pelas atividades de professor e pesquisador exercidas na EBAP na década de 70. E por sua participação em uma série de projetos de modernização e reforma do programa de pós-graduação da Escola, além de ter coordenado o Departamento de Estudos Organizacionais da EBAP.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: BOMENY, Helena; MOTTA Marly (Orgs.). A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 492p. il.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Marly Silva da Motta
Data: 15/8/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Wanderley Guilherme dos Santos
Nascimento: 13/10/1935; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: Pesquisador do Laboratório de Estudos Experimentais (Leex) da Universidade Candido Mendes em Ipanema e Professor do Iuperj. Atualmente é professor pesquisador da Ucam.

Levantamento de dados: Marly Silva da Motta;Helena Maria Bousquet Bomeny;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Marly Silva da Motta;Helena Maria Bousquet Bomeny;

Transcrição: Claudia Peçanha da Trindade;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Administração pública;
Ciências Sociais;
Ministério do Planejamento;

Sumário

FITA 1-A: Considerações iniciais sobre as motivações da vinda para a EBAP (1974): problemas com o IUPERJ, o convite de Simon Schwartzman para a organização do programa de mestrado da EBAP; considerações a respeito do trabalho de organização do programa de mestrado da EBAP: os nomes escolhidos para compor a equipe do programa, as propostas teóricas do programa; o cargo e as ocupações dentro da estrutura da EBAP; sobre a interferência do ministério do Planejamento junto à EBAP; comentários a respeito das relações internas na EBAP; considerações sobre as origens históricas da Escola, com ênfase nas Ciências Sociais: as primeiras idéias do entrevistado sobre a Escola, a mudança de prisma na percepção do entrevistado sobre a Escola

FITA 1-B: Considerações a respeito do curso de graduação da EBAP; novas considerações sobre a implantação do programa de mestrado da EBAP: os erros cometidos, impressões sobre a atuação de Simon Schwartzman à frente do programa de pós-graduação da EBAP até o seu desligamento; novas considerações a respeito do curso de graduação da EBAP: na direção do Departamento de Estudos Organizacionais: sobre as atribuições do cargo; comentários sobre o processo de seleção para o mestrado da Escola; sobre a dinâmica de funcionamento e organização da Escola; o retorno para o IUPERJ; considerações sobre o retorno do curso de graduação da EBAP a partir de 2002; considerações a respeito da importância da análise política para a administração pública.

FITA 2-A: considerações a respeito da importância da análise política para a administração pública (cont.): a ENAP, a estrutura administrativa do Estado brasileiro; breves comentários sobre o fim do curso de graduação da EBAP no iníc