Imagens do Acervo

  • Panfleto da campanha presidencial "Muda Brasil - Tancredo Presidente". Ouro Preto (MG), 1984. (Arq. CTN c d 1984.00.00)

  • Panfleto da campanha para as eleições diretas e pela candidatura de Tancredo Neves à presidência da República. S.l., s.d. (Arq. CTN 1984.00.00)

  • 1ª página do projeto de campanha presidencial de Tancredo Neves elaborado pela Companhia Brasileira de Publicidade. São Paulo, jul/1984. (Arq. CTN c 1984.07.00)

  • Acróstico em prol da candidatura de Tancredo Neves à presidência da república enviado por uma funcionária pública. S.l., s.d. (Arq. CTN 1985.01.15/3)

Comitê Tancredo Neves

Sigla: CTN

Documentos Textuais

  • Manuscritos - 33263

Análise da Documentação

DOCUMENTOS TEXTUAIS: organizados em séries. O arranjo combinou séries formadas a partir de diferentes critérios: por tipo de documentos, funcional e temática. Dessa forma, foram constituídas 5 séries e 6 subséries. A série CANDIDATO, subsérie CORRESPONDÊNCIA (c/co) inclui sugestões para o programa do futuro governo, vindas de diversos setores da sociedade; manifestações de apoio da população em geral e de políticos; pedidos diversos e convites ao candidato Tancredo Neves. São 7 dossiês e 3574 documentos. A subsérie ASSUNTOS DIVERSOS (c/d) contém 79 documentos, divididos em 3 dossiês: documentos do "Comitê Jovem" pró Tancredo; material referente à campanha presidencial, elaborado pela Companhia Brasileira de Publicidade e material de campanha, como botons, adesivos e camisetas. A série PRESIDENTE ELEITO, subsérie CORRESPONDÊNCIA (pe/c) compreende 9 dossiês, num total de 11767 documentos. Em sua grande maioria, esta subsérie constitui-se de cartas da população em geral, com manifestações de apoio ao futuro governo e pedidos diversos. Inclui ainda sugestões para o plano de governo e manifestações da classe política. A subsérie VIAGENS (pe/v) encontra-se dividida em 8 dossiês. totalizando 211 documentos, referentes ao período em que Tancredo fez diversas viagens internacionais, com objetivo de estreitar os laços do Brasil com diversos países. Foram os seguintes os países visitados: Espanha, México, Estados Unidos, Argentina, Itália, França e Portugal. Na série DOENÇA (d) estão os documentos relativos ao período de internação de Tancredo Neves. A grande maioria dos 8524 documentos é de cartas do povo, desejando o pronto restabelecimento do presidente eleito. Inclui ainda um dossiê com correspondências de chefes de Estado, diplomatas e demais representantes estrangeiros. A série POST MORTEM, subsérie CORRESPONDÊNCIA (pm/c) é constituída de 6 dossiês, com 5658 documentos. Assim como a série Doença, esta subsérie constitui-se majoritariamente de cartas vindas da população, transmitindo votos de pesar à D. Risoleta Neves e à família Neves. A subsérie LIVROS DE CONDOLÊNCIAS (pm/lc) constitui-se de 2 dossiês. Um reúne 117 livros de condolências originários de diversos países, com assinaturas de diplomatas, chefes de Estado e demais representantes estrangeiros. O outro agrupa cinco livros de condolências vindos de algumas cidades brasileiras. Na série ASSESSORIA (a) está o conjunto de documentos reunidos pela assessoria do candidato Tancredo Neves. Contém subsídios para o programa de governo, enviados por diversos setores da sociedade, bem como documentos relativos ao ministério escolhido pelo presidente eleito, organização da cerimônia de posse e material interno da própria assessoria. São 37 dossiês temáticos, tais como política econômica, política social, política agrícola e política educacional.

Descrição do Conteúdo das Séries

Assessoria
1961 a 1985 2246

Candidato
1983 a 1985 4678

Doença
1985 a 1985 8503

Post Mortem
1985 a 1994 5791

Presidente eleito
1984 a 1985 12045