Imagens do Acervo

  • José Soares Pereira discursando no I Forum de Debates sob o patrocínio do Conselho Nacional do Petróleo - Petróleo para o Brasil. Rio de Janeiro, entre 02-11 set/1963. (Arq. HB foto 100)

  • Palestra de Jesus Soares Pereira no Clube de Engenharia. Rio de Janeiro, 03/09/1963. (Arq. JSP-Petróleo)

  • "O homem e a ficha", depoimento e reflexões sobre problemas brasileiros atuais de Jesus Soares Pereira. Rio de Janeiro, 1965. (Arq. JSP)

  • Capa do folheto "O Ceará na Revolução de 30" do cap. Otacílio Anselmo e Silva. Ceará, 1957. (Arq. JSP-1f)

Jesus Soares Pereira

Sigla: JSP

Dados Biográficos

Titular: Jesus Soares Pereira

Filiação: Pedro Felismino Pereira e Maria Isabel Soares Pereira

Nascimento: 6/5/1910, Assaré, CEARA, Brasil

Cônjuge: Orlanda Soares Pereira

Falecimento: 8/12/1974, Petrópolis, RIO DE JANEIRO, Brasil

Formação Acadêmica

  • Ensino Superior (graduação), Ciências sociais, Faculdade Nacional de Filosofia, Rio de Janeiro (DF), 1945

Principais Atividades

  • Conselheiro, Conselho Federal do Comércio Exterior 1937,1945
  • Assessor, Assembléia Nacional Constituinte de 1946 1946,1946
  • Diretor, Divisão de Estudos da Economia Florestal 1947,1950
  • Chefe, Assessoria Econômica da Presidência da República 1953,1954
  • Membro, Conselho Nacional do Petróleo 1956,1959
  • Diretor, Companhia Siderúrgica Nacional 1962,1964
  • Diretor, Departamento de Recursos Naturais e Energia da CEPAL 1964,1968

Outras Atividades

Responsável pela pesquisa geológica do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério da Agricultura (1930); designado para trabalhar na Secretaria de Estado da Agricultura do Rio de Janeiro - DF (1934-1937); participou de projetos relacionados com o aproveitamento do carvão (1938); trabalhou na assessoria da Câmara de Produção, Comércio e Transporte (1942-1943); colaborou no I Congresso Brasileiro de Economia, realizado no Rio de Janeiro (1943); trabalhou no Centro de Análise da Conjuntura Econômica da Fundação Getulio Vargas (1947); integrou a Assessoria Econômica da Presidência da República (1951-1954); coordenou o I Plano Nacional de Eletrificação e participou da elaboração do projeto de lei que criou a Eletrobrás; coordenador da assessoria técnica do Ministério da Viação e Obras Públicas (1956).

Documentos Textuais

  • Manuscritos - 2624

Documentos Impressos

  • Livros - 59
  • Periódicos - 3
  • Exemplares de Periódicos - 3

Documentos Audiovisuais

  • Iconografia
    • foto - 36

Análise da Documentação

DOCUMENTOS TEXTUAIS: Foram ordenados em 9 séries: ASSESSORIA ECONÔMICA; COMISSÃO ESPECIAL PARA ASSUNTOS DO PETRÓLEO; COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL; CONSELHO FEDERAL DE COMÉRCIO EXTERIOR; INSTITUTO NACIONAL DO PINHO; INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL; MINISTÉRIO DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS; PRODUÇÃO INTELECTUAL; DIVERSOS

PERÍODO ABRANGIDO: 1929-1974

DOCUMENTOS IMPRESSOS: O material impresso refere-se em sua maioria à região Nordeste, com ênfase para o estado do Ceará. Dentre os assuntos abordados em seu acervo destacamos: desenvolvimento econômico, política econômica, finanças públicas, história do Ceará, educação, política energética, transportes,Revolução de 1930, Estado Novo, exploração florestal, recursos minerais, Cia Siderúrgica Nacional, relatórios dos anos de 1948 a 1952 da Companhia Hidro-Elétrica de São Francisco, petróleo, Petrobrás. Inclui, ainda, trabalhos de autoria de Jesus Soares Pereira sobre o Instituto Nacional do Pinho.

PERÍODO ABRANGIDO: 1904-1974.

Descrição do Conteúdo das Séries

Assessoria econômica
1940 a 1961 466
A série ASSESSORIA ECONÔMICA (ae) subdivide-se em dez sub-séries: Carvão (c); Câmbio (cmb); Criação da Petrobrás (cp); Diversos (div); Eletrobrás (elb); Eletrificação (ele); Fundo Federal de Eletrificação (ffe); Imposto Único Sobre Energia Elétrica (iu); Instituto Nacional do Babaçu (inb) e Plano Nacional de Eletrificação (pne). Carvão (c) é relativa ao Plano do Carvão Nacional; Câmbio (cmb) trata basicamente de estatísticas sobre as operações de câmbio entre 1948 e 1950, além de estudos sobre política cambial; Criação da Petrobrás (cp) diz respeito a questões do petróleo e ao Conselho Nacional do Petróleo; Diversos (div) destaca-se o Plano Vargas, elaborado durante o segundo governo Vargas; Eletrobrás (elb) possui várias versões do projeto de lei de criação da Eletrobrás bem como o anteprojeto de seus estatutos, justificativas e emendas; Eletrificação (ele) possui estudos, textos e notas sobre a questão da energia elétrica no Brasil; Fundo Federal de Eletrificação (ffe) - documentos relativos ao projeto de lei que instituiu o Fundo, além de relatórios e estudos; Instituto Nacional do Babaçu (inb) - alguns documentos sobre o valor econômico do babaçu e sobre a criação da companhia ¿Indústrias Babassú Limitada¿; Imposto Único Sobre Energia Elétrica (iu) possui documentos relativos à arrecadação de impostos, emendas, textos e notas relativas ao projeto de lei; Plano Nacional de Eletrificação (pne) - documentos e correspondência relacionados ao projeto de lei do Plano Nacional de Eletrificação.

Comissão Especial para os Assuntos de Petróleo
1963 a 1964 74
A série COMISSÃO ESPECIAL PARA ASSUNTOS DO PETRÓLEO (ceap) subdivide-se em três sub-séries: Diversos (div); Subcomissão-A (sub-a) e Subcomissão-B (sub-b). Diversos (div) - documentos relativos às reuniões da Comissão Especial para Assuntos do Petróleo, abrangendo relações de documentos, atas, pautas e minutas, além de textos e notas; Subcomissão-A (sub-a) - documentos e atas de reuniões; Subcomissão-B (sub-b) possui documentos e atas de reuniões, destacando-se as investigações sobre fraudes na Petrobrás. Série: COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (csn) Constituída por textos, estudos e notas sobre recursos minerais e documentos relativos à Companhia Siderúrgica Nacional.

Companhia Siderúrgica Nacional
1962 a 1964 48
A série Companhia Siderúrgica Nacional (csn) é constituída por textos, estudos e notas sobre recursos minerais e documentos relativos à Companhia Siderúrgica Nacional.

Conselho Federal de Comércio Exterior
1938 a 1946 18
A série CONSELHO FEDERAL DE COMÉRCIO EXTERIOR (cfce) é relativa a assuntos de comércio exterior, destacando-se o projeto de decreto-lei que cria os órgãos técnicos e administrativos do Conselho Nacional do Petróleo.

Diversos
1946 a 1974 74
A série DIVERSOS (div) não possui subdivisões e seus documentos estão relacionados a assuntos variados não contemplados pelas demais séries.

Fotografias
1951 a 1953 36

Instituto de Resseguros do Brasil
1952 a 1954 184
A série INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL (irb) é relativa a assuntos da área de seguros no Brasil, incluindo atas, pareceres técnicos e correspondência do Instituto de Resseguros do Brasil.

Instituto Nacional do Pinho
1947 a 1956 56
A série INSTITUTO NACIONAL DO PINHO (inp) reune trabalhos produzidos por Jesus Soares Pereira durante sua atuação no INP - relatórios, notas e correspondência relativos à economia madeireira e recursos florestais.

Ministério da Viação e Obras Públicas
1946 a 1961 538
A série MINISTÉRIO DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS (mvop) subdivide-se em quatro sub-séries cujos documentos estão relacionados, essencialmente, à questão do petróleo: Conselho Nacional do Petróleo; Diversos, Energia e Transportes.

Produção intelectual
1929 a 1974 1166
A série PRODUÇÃO INTELECTUAL (pi) subdivide-se em nove sub-séries e versa, essencialmente, sobre economia. As sub-séries relativas aos artigos de periódicos estão divididas pelos títulos dos periódicos: Barômetro Econômico; Diário Carioca; Observador Econômico; Outros Periódicos; Ponto de Vista Nacional. Existem ainda as sub-séries Geral, Editora Índice; Rádio e Trabalhos Diversos. A sub-série Geral é constituída basicamente de anotações sobre assuntos diversos; Editora Índice traz estudos e anotações feitos para publicações do Índice O Banco de Dados e a sub-série Trabalhos Diversos diz respeito a textos e anotações de Jesus Soares Pereira, além de textos de terceiros.