Imagens do Acervo

  • Lysâneas Maciel no serviço militar. Patos de Minas (MG), 1944

  • Lysâneas Maciel proferindo seu último discurso antes da cassação de seu mandato parlamentar. Brasília, março de 1976.

  • Lysâneas Maciel com os deputados federais Jarbas Vasconcelos, João Cunha e Fernando Cunha, do Grupo Autênticos do MDB, na véspera da cassação do seu mandato parlamentar. Brasília. 30/03/1976

  • Lysâneas Maciel na entrega do título de Cidadão Carioca a Fidel Castro, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 1999

  • Lysâneas Maciel, discursando, em evento comemorativo dos 20 anos de fundação do Partido Democrático Trabalhista - PDT, na sede do Instituto Pasqualini. Rio de Janeiro, 1999. (esq./dir.: José Maria Rabello (2º), Nilton Friedrich (4º)

Lysâneas Maciel

Sigla: LM

Dados Biográficos

Titular: Lysâneas Dias Maciel

Filiação: Antônio Dias Maciel e Ordália Pinto Maciel

Nascimento: 23/12/1926, Pato de Minas, MINAS GERAIS, Brasil

Cônjuge: Regina de Moura Carijó Maciel

Falecimento: 6/12/1999, Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO, Brasil

Formação Acadêmica

  • Ensino Superior (graduação), Direito, Faculdade de Direito, Rio de Janeiro, 1951

Outras Atividades

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1951, tornando-se, em seguida, assistente jurídico do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Após 1964, assume a defesa de vários presos políticos e, em 1965, ingressa no Movimento Democrático Brasileiro - MDB, partido de oposição criado com a instauração do bipartidarismo. Em 1971, junto com dois outros deputados, criou o grupo dos "autênticos do MDB", cujo objetivo consistia em combater o imobilismo da cúpula partidária. Em 1976 teve seu segundo mandato cassado, "exilando-se" na Suiça. Retorna ao país, em 1978, participando das campanhas pela redemocratização e pela anistia. Em junho de 1981, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista - PDT, mas em outubro filia-se ao Partido dos Trabalhdores - PT, tendo seu nome aprovado para a sucessão estadual em novembro de 1982. Em 1986, refiliou-se ao PDT. Na Constituinte votou pela limitação do direito à propriedade privada, pela legalização do aborto, pela jornada semanal de 40 horas, pela unicidade sindical,pelo voto facultativo aos 16 anos, entre outros. Em 1990, foi candidato à reeleição só obtendo a suplência, tendo assumido uma cadeira entrenovembro de 1991 e julho de 1992.Em 1993, foi nomeado subsecretário para Assunto Especiais do governo do Rio de Janeiro, coordenando paralelamente o Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência CBIA (1993-1997).

Documentos Textuais

  • Manuscritos - 1605

Documentos Impressos

  • Livros - 3
  • Periódicos - 2
  • Exemplares de Periódicos - 17
  • Artigos de Periódicos - 2

Documentos Audiovisuais

  • Iconografia
    • foto - 86

Histórico

O arquivo pessoal de Lysâneas Maciel encontrava-se, por ocasião de sua doação, na sua residência, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

Análise da Documentação

DOCUMENTOS TEXTUAIS A documentação do arquivo Lysâneas Maciel abrange o período de 1946 a 2003, com ênfase na década de 1970 e 1980. Encontra-se organizada em oito séries que cobrem as principais funções e atividades exercidas pelo titular, ao longo de sua trajetória política. São elas: Documentos Pessoais (dp); Correspondência (c); Câmara dos Deputados (cd); Conselho Mundial de Igrejas (cmi); Partido dos Trabalhadores (pt); Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (sepe); Câmara dos Vereadores (cv); e post-mortem (pm). A série DOCUMENTOS PESSOAIS é constituída por poucos documentos, incluindo diplomas e currículo. A série CORRESPONDÊNCIA obedeceu a ordenação original, ou seja, anterior a chegada ao CPDOC, e diz respeito, com algumas exceções, à correspondência enviada a Lysâneas por amigos e personalidades públicas, durante seu período do exílio, em decorrência da cassação de seu mandato como deputado federal e suspensão dos seus direitos políticos, em 1976. Boa parte dessa correspondência é constituída por mensagens de solidariedade de representantes de instituições eclesiásticas e membros das Igrejas. A série CÂMARA DOS DEPUTADOS, constituída basicamente de cópias, concentra o maior volume de documentos do arquivo e foi dividida em quatro subséries, referentes aos quatro mandatos de Lysâneas como deputado federal ( primeiro mandato (pm), segundo mandato (sm), terceiro mandato (tm) e quarto mandato(qm) ). Essas quatro subséries abrangem o período de 1971 a 1992, nas quais são abordados os diversos temas objetos da intervenção de Lysâneas em seus pronunciamentos na plenária da Câmara, projetos de lei, participação em comissões, etc. Os documentos relativos a atuação de Lysâneas como membro do Conselho Mundial de Igrejas, durante seu exílio na Europa, estão reunidos na série CONSELHO MUNDIAL DE IGREJA e dizem respeito a temas como defesa dos direitos humanos e solidariedade aos povos africanos atingidos pelo appartheid. A série PARTIDO DOS TRABALHADORES é constituída dos documentos referentes a candidatura de Lysâneas, por esse partido, ao governo do estado do Rio de Janeiro, em 1982, incluindo material da campanha eleitoral. A menor das séries do arquivo, a SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS, diz respeito a gestão de Lysâneas, como coordenador geral do Centro de Quintino, da Fundação Estadual de Educação do Menor-FEEM. A série CÂMARA DOS VEREADORES, cobre o período de 1997 a 1999, e trata da sua atuação como vereador no estado do Rio de Janeiro, incluindo sua participação em comissões especiais, como foi o caso da Comissão Parlamentar especial, da qual Lysâneas foi o relator, instituída para apurar denúncias de fraude em concurso realizado pela Câmara. Em um dos dossiês dessa série (LM cv 1997.02.05), encontra-se um encadernado com as assinaturas dos presentes ao velório de Lysâneas Maciel, falecido, em 1999, durante seu mandato na Câmara dos Vereadores. E, finalmente, a série post-mortem que reúne alguns documentos de homenagens prestadas a Lysâneas, após sua morte. Período de abrangência da documentação: de 1946 a 2003.

Descrição do Conteúdo das Séries

Câmara dos Deputados
1971 a 1992 937

Câmara dos Vereadores
1997 a 1999 153

Conselho Mundial de Igrejas
1973 a 1992 107

Correspondência
1970 a 1992 272

Documentos pessoais
1946 a 1996 20

Fotografias
1944 a 2002 86

Partido dos Trabalhadores
1981 a 1982 97

Post mortem
2000 a 2003 8

Secretaria Extraordinária de Programas Especiais
1993 a 1994 11