Marcílio Marques Moreira
Sigla: MMM
Dados Biográficos
Titular: Marcílio Marques Moreira
Filiação: Mário Moreira da Silva e Noemia de Azevedo Marques Moreira da Silva
Nascimento: 25/11/1931, Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO, Brasil
Cônjuge: Maria Luísa de Oliveira Pena Marques Moreira
Formação Acadêmica
- Ensino Superior (graduação), Direito, Faculdade de Direito, Rio de Janeiro, 1957
- Mestrado, Ciência política, Universidade de Georgetown, Washington, 1963
Principais Atividades
- Embaixador, Embaixada do Brasil nos Estados Unidos 1986,1991
- Ministro de Estado, Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento 1991,1992
Outras Atividades
Concluiu o Instituto Rio Branco (1954); serviu na Divisão Econômica do Ministério das Relações Exteriores (dez.1954-1956); serviu na Embaixada brasileira em Washington (1957-1963); foi assessor para Assuntos Internacionais do Ministro da Fazenda, San Tiago Dantas (1963); assessor geral do departamento de operações internacionais do BNDE (1963-1965); professor do Instituto Rio Branco (1965-1974); foi vice-presidente da Companhia Progresso do Estado da Guanabara (Copeg) (1965-1968); diretor financeiro do Museu de Arte Moderna (MAM)(1968-1971); diretor do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1968); membro do Conselho do BNDES (1974-1980); foi vice-presidente da União de Bancos Brasileiros (Unibanco) (1968-1983); membro do Conselho da Administração do Unibanco (1983-1986)
Documentos Textuais
Documentos Impressos
- Livros - 102
- Periódicos - 16
- Exemplares de Periódicos - 27
- Artigos de Periódicos - 9
Histórico
Antes da doação ao CPDOC, foi feita uma organização prévia da documentação pela arquivista particular do titular, Regina Oliveira, que serviu de base para o arranjo final. Ainda antes da doação, a documentação havia sido armazenada no apartamento de uma das filhas do titular, onde um pequeno incêndio acabou por danificar muitos documentos. Alguns, principalmente aqueles referentes ao Mercosul, foram atingidos de forma irrecuperável, porém, a maioria pôde ser resgatada. A maior parte desta documentação foi tratada previamente pela arquivista particular do titular, sendo somente reforçados os cuidados no Setor de Documentação do CPDOC. O controle de chamadas telefônicas do titular, anexo ao dossiê Agenda Diária, foi totalmente reproduzido devido ao seu péssimo estado. Assim as cópias encontram-se no dossiê e os originais, acondicionados em envelopes de papel PH neutro, em uma pasta no final da série Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento. Entre os documentos constavam muitos fax recebidos pelo titular. Estes, dependendo de seu estado, foram transcritos ou reproduzidos em cópia xerox. As transcrições ou cópias foram mantidas juntas aos demais documentos nos dossiês e os originais encontram-se em 2 pastas no final da série. Em novembro de 2021, o CPDOC recebeu uma nova remessa de documentos do arquivo Marcílio Marques Moreira.
Análise da Documentação
Encontra-se organizada somente a documentação circunscrita ao período em que Marcílio Marques Moreira esteve à frente do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento (mefp), de maio de 1991 a setembro de 1992. Os documentos referentes às outras atividades do titular, assim como os recortes de jornais referentes ao período em questão, já se encontram no acervo do CPDOC e aguardam organização. Constam da série MINISTÉRIO DA ECONOMIA, FAZENDA E PLANEJAMENTO 36 dossiês organizados em ordem cronológica e seguindo um arranjo temático. Dentre os dossiês, podemos destacar o que reúne documentos sobre questões relacionadas ao meio ambiente e mais especificamente sobre a Eco-92; o que trata da criação e da consolidação do Mercosul; o que reúne material sobre a crise de governabilidade que culminou no "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello, além daqueles que tratam da política econômica e monetária, do comércio exterior, da dívida externa, da privatização, da indústria automobilística e das relações econômicas bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos e o Brasil e o Japão. É possível recuperar ainda o cotidiano no Ministério do titular através dos dossiês Agenda Diária, Convites, Audiência e Viagens. O material impresso diz respeito à política econômica, governo Fernando Collor, finanças públicas, Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento e das atividades diplomáticas. Período abrangido: 1957-1993.
Descrição do Conteúdo das Séries
Embaixador em Washington |
1957 a 1991 |
6710 |
Documentos do período em que Marcílio Marques Moreira foi embaixador do Brasil em Washington com registro de discussões sobre política interna e externa, tecnologia, narcotráfico, redemocratização, desenvolvimento econômico e social e integração econômica da América Latina. |
|
Ministério da Economia Fazenda e Planejamento |
1988 a 1992 |
4449 |
Documentos relacionados ao período em que Marcílio Marques Moreira esteve à frente do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento. Inclui currículos, agendamentos, entrevistas, discursos, pedidos, dentre outros documentos organizados em dossiês temáticos. |
|
