Imagens do Acervo

  • Governador Paulo Egydio recebe a medalha Raphael Tobias de Aguiar, patrono da Polícia Militar paulista, em cerimônia no Batalhão Tobias Aguiar, em 01/10/1977

  • Visita de Paulo Egydio Martins à CEAGESP, em 16/08/1977

  • Paulo EGydio Martins cumprimentando funcionários do Palácio Bandeirantes, dia 29/06/1978

  • Lila Byington Martins, esposa de Paulo Egydio Martins

  • Lila Byington Martins, esposa de Paulo Egydio Martins sendo entrevistada.

Paulo Egydio Martins

Sigla: PEM

Dados Biográficos

Titular: Paulo Egydio Martins

Filiação: Paulo César Gomes Martins e Júlia Machado Martins

Nascimento: 2/5/1928, São Paulo, SAO PAULO, Brasil

Cônjuge: Brasília Byington

Formação Acadêmica

  • Ensino Superior (graduação), Engenharia, Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1951

Principais Atividades

  • Ministro de Estado, Ministério da Indústria e Comércio 1966,1967
  • Governador, Governo do estado de São Paulo 1975,1979

Outras Atividades

Foi superintendente do departamento de engenharia da Byington & Companhia entre os anos de 1953 a 1962. Ocupou o cargo de presidente da Companhia Mineira de Alumínio S.A., entre 1962 a 1966. Atuou ainda como superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP); diretor e presidente do Rio de Empreendimentos Ltda e diretor presidente da ITAUCORP S.A. (Holding do grupo ITAÚ).

Documentos Textuais

  • Manuscritos - 9299

Documentos Impressos

  • Livros - 43
  • Periódicos - 19
  • Exemplares de Periódicos - 21

Histórico

Por ocasião da doação ao CPDOC/FGV,ocorrida em 2009, o acervo encontrava-se em poder do titular em sua residência na cidade de São Paulo. Por vários anos Paulo Egydio Martins manteve uma equipe de arquivistas com a finalidade de organizar o acervo, aí incluída sua biblioteca pessoal – não doada ao CPDOC. Esse projeto de organização incluiu a digitalização de milhares de documentos textuais, iconográficos e de áudio e vídeo. Vários desses documentos foram disponibilizados no site pessoal de PEM. Todavia, ao ser doado para o CPDOC, a nova equipe responsável pela organização concluiu pela descontinuidade da metodologia adotada na parcela do acervo trabalhada pela equipe de Paulo Egydio, por total incompatibilidade entre o que havia sido feito e a metodologia do CPDOC para o tratamento e a recuperação das informações. As imagens digitais dos documentos textuais não puderam ser reutilizadas pelo Sistema de Recuperação das Informações do CPDOC - Accessus. Questões técnicas e o novo arranjo arquivístico desaconselharam qualquer tentativa de reaproveitamento das mesmas.

Análise da Documentação

O arquivo Paulo Egydio Martins está organizado nas seguintes séries: Assuntos Gerais, Depoimento ao CPDOC, Documentos Pessoais, FASPG, Governo de São Paulo, Junta Arbitral, Ministério da Indústria e Comércio, Pré-Governo, Produção Intelectual e Recortes de jornais



Na série Assuntos Gerais encontram-se os conjuntos documentais referentes aos mais variados assuntos não contemplados nas demais séries como, por exemplo, à participação de Paulo Egydio Martins em associações estudantis; à União Internacional de Dirigentes Cristãos (UNIAPAC); ao golpe de 1964; à candidatura de Paulo Egydio à prefeitura de São Paulo nas eleições de 1965; denúncias políticas; convites; felicitações; homenagens e condecorações a Paulo Egydio.



Na série Depoimento ao CPDOC encontram-se os conjuntos documentais referentes ao depoimento de vida prestado por Paulo Egydio Martins ao Programa de História Oral do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas - em 2006, e publicado sob a forma de livro. São versões de capítulos, sugestões de edição, provas tipográficas de capa, convites para os lançamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre outros.



Na série Documentos Pessoais encontram-se os documentos de caráter pessoal, comprobatórios de fatos e ações de Paulo Egydio e sua esposa, Lila Byington Martins, tais como, certificados; certidões; carteiras de identidade e convite de seu casamento.



Na série FASPG encontram-se os conjuntos documentais referentes ao Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo, dirigido por Lila Byington Martins, esposa de Paulo Egydio, no período do mandato deste como governador do estado. Destacam-se projetos, congressos e assemelhados relacionados a questões de assistência social; atividades do voluntariado e campanhas de ação comunitária implantados no período.



Na série Governo de São Paulo encontram-se os conjuntos documentais referentes ao período em que Paulo Egydio Martins foi governador do estado de São Paulo, ainda que alguns documentos tenham sido produzidos posteriormente ao mandato. Destacam-se os seguinte assuntos: administração estadual; cerimonial do governo (agenda diária do governador); relação político-administrativa com os municípios; funcionalismo público; finanças pública; pedidos e indicações; agricultura e meio ambiente; saúde, educação e transporte públicos; saneamento básico; violação dos direitos humanos; repressão política; violência policial; greves e ações populares contra o governo.

Os discursos proferidos pelo governador Paulo Egydio Martins encontram-se na Série Produção Intelectual.



Na série Junta Arbitral encontram-se os conjuntos documentais referentes à participação de Paulo Egydio Martins - árbitro brasileiro - na Junta Arbitral da Organização Internacional do Café, ocorrida em Londres, em fevereiro de 1969, para a arbitragem entre os Estados Unidos e o Brasil sobre a queixa apresentada pelo governo americano sobre as condições das exportações do café solúvel brasileiro para aquele país. A argumentação do governo americano era de que as diferentes medidas aplicadas pelo Brasil à exportação do café verde e à exportação do café solúvel eram discriminatórias, nos termos do Art.44 do Convênio Internacional do Café de 1968.



Na série Ministério da Indústria e Comércio encontram-se, fundamentalmente, os conjuntos documentais referentes à gestão de Paulo Egydio Martins como ministro da Indústria e Comércio (janeiro de 1966 a março de 1967). Todavia, alguns documentos referem-se à gestão do ministro Daniel Faraco, antecessor de Paulo Egydio.



Na série Pré-Governo encontram-se os conjuntos documentais recebidos e/ou produzidos por Paulo Egydio Martins no período entre a sua indicação ao governo de São Paulo (abril de 1974) e a sua posse (março de 1975). São sugestões, informes e relatos de problemas entendidos como subsídios à futura administração, além de cumprimentos pela indicação ao cargo e pelo aniversário do futuro governador.



Na série Produção Intelectual encontram-se os documentos classificados como produção intelectual de Paulo Egydio Martins e de terceiros. A série é composta, primordialmente, por discursos proferidos pelo titular em viagens aos municípios paulistas durante o seu mandato como governador de São Paulo (de março de 1975 a março de 1979) para participar de inaugurações, campanhas políticas e lançamentos de obras, entre outros eventos.



Na série Recortes de jornais encontram-se matérias sobre a pessoa de Paulo Egydio Martins,sobre o governo de São Paulo no período em que o titular do arquivo foi governado e, em maior volume, sobre o Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo – FASPG. Por essa razão os recortes foram agrupados em 2 conjuntos: diversos e FASPG, ambos ordenados cronologicamente. A consulta aos mesmos só é possível na Sala de Consulta do CPDOC.

Descrição do Conteúdo das Séries

Assuntos gerais
1951 a 2008 1370
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais referentes aos mais variados assuntos não contemplados nas demais séries como, por exemplo, à participação de Paulo Egydio Martins em associações estudantis; à União Internacional de Dirigentes Cristãos (UNIAPAC);ao golpe de 1964; à candidatura de Paulo Egydio à prefeitura de São Paulo nas eleições de 1965; denúncias políticas; convites; felicitações; homenagens e condecorações a Paulo Egydio.

Depoimento ao CPDOC
2006 a 2008 65
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais referentes ao depoimento de vida prestado por Paulo Egydio Martins ao Programa de História Oral do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas - em 2006, e publicado sob a forma de livro (MARTINS, Paulo Egydio. Paulo Egydio conta: depoimento ao CPDOC/FGV /Organização Verena Alberti, Ignez Cordeiro de Farias, Dora Rocha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2007. 584p.)São versões de capítulos, sugestões de edição, provas tipográficas de capa, convites para os lançamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre outros.

Documentos pessoais
1922 a 1998 45
Nesta série encontram-se os documentos de caráter pessoal, comprobatórios de fatos e ações de Paulo Egydio e sua esposa, Lila Byington Martins, tais como, certificados; certidões; carteiras de identidade e convite de seu casamento.

Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo
1975 a 1997 1673
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais referentes ao Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo - FASPG, dirigido por Lila Byington Martins, esposa de Paulo Egydio, no período do mandato deste como governador do estado. Destacam-se projetos, congressos e assemelhados relacionados a questões de assistência social; atividades do voluntariado e campanhas de ação comunitária implantados no período.

Governo de São Paulo
1973 a 1983 2213
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais referentes ao período em que Paulo Egydio Martins foi governador do estado de São Paulo, ainda que alguns documentos tenham sido produzidos posteriormente ao mandato. Destaque para os seguinte assuntos:administração estadual; cerimonial do governo (agenda diária do governador); relação político-administrativa com os municípios; funcionalismo público; finanças pública; pedidos e indicações; agricultura e meio ambiente; saúde, educação e transporte públicos; saneamento básico; violação dos direitos humanos; repressão política; violência policial; greves e ações populares contra o governo. Os discursos proferidos pelo governador Paulo Egydio Martins durante o período encontram-se na Série Produção Intelectual.

Junta Arbitral
1968 a 1972 269
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais referentes à participação de Paulo Egydio Martins - árbitro brasileiro - na Junta Arbitral da Organização Internacional do Café, ocorrida em Londres, em fevereiro de 1969, para a arbitragem entre os Estados Unidos e o Brasil sobre a queixa apresentada pelo governo americano sobre as condições das exportações do café solúvel brasileiro para aquele país. A argumentação do governo americano era de que as diferentes medidas aplicadas pelo Brasil à exportação do café verde e à exportação do café solúvel eram discriminatórias, nos termos do Art.44 do Convênio Internacional do Café de 1968.

Ministério da Indústria e do Comércio
1964 a 1967 1315
Nesta série encontram-se, fundamentalmente, os conjuntos documentais referentes à gestão de Paulo Egydio Martins como ministro da Indústria e Comércio (janeiro de 1966 a março de 1967). Todavia,alguns documentos referem-se à gestão do ministro Daniel Faraco, antecessor de Paulo Egydio.

Pré-governo
1972 a 1975 208
Nesta série encontram-se os conjuntos documentais recebidos e/ou produzidos por Paulo Egydio Martins no período entre a sua indicação ao governo de São Paulo (abril de 1974) e a sua posse (março de 1975).São sugestões, informes e relatos de problemas entendidos como subsídios à futura administração,além de parabenizações pela indicação ao cargo e pelo aniversário do futuro governador.

Produção Intelectual
1951 a 2004 433
Nesta série encontram-se os documentos classificados como produção intelectual de Paulo Egydio Martins e de terceiros. A série é composta, principalmente, por discursos proferidos pelo titular em viagens aos municípios paulistas durante o seu mandato como governador de São Paulo (de março de 1975 a março de 1979)para participar de inaugurações, campanhas políticas e lançamentos de obras, entre outros eventos.

Recortes de jornais
1965 a 1979 1708
Nesta série encontram-se recortes de jornais com matérias sobre a pessoa de Paulo Egydio Martins,sobre o governo de São Paulo no período em que o titular do arquivo foi governado e, em maior volume, sobre o Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo – FASPG. Por essa razão os recortes foram agrupados em 2 conjuntos: diversos e FASPG, ambos ordenados cronologicamente. A consulta aos mesmos só é possível na Sala de Consulta do CPDOC.