Quintino Bocaiuva
Sigla: QB
Dados Biográficos
Titular: Quintino Antônio Ferreira de Souza
Filiação: Quintino Ferreira de Sousa e Maria de la Candelaria Moreno y Aragón
Nascimento: 4/12/1836, Itaguaí, RIO DE JANEIRO, Brasil
Cônjuge: Luísa Amélia de Almeida Costa (1860-1885) e Ana Bianca Rossi (1892-1912)
Falecimento: 11/7/1912, Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO, Brasil
Principais Atividades
- Fundador, Partido Republicano 1870,1870
- Redator, Manifesto Republicano de 1870 1870,1870
- Redator-chefe, A República 1872,1872
- Diretor, O Globo 1881,1883
- Diretor, O País 1884,1884
- Ministro de Estado, Ministério das Relações Exteriores 1889,1891
- Chefe, Partido Republicano 1889,1889
- Ministro de Estado - interino, Ministério da Agricultura 1889,1890
- Senador constituinte, Assembléia Nacional Constituinte de 1891 1891,1891
- Senador, Partido Republicano 1892,1900
- Presidente de estado, Governo do estado do Rio de Janeiro 1900,1903
- Senador, Partido Republicano 1904,1904
- Senador, Partido Republicano 1909,1912
- Vice-presidente, Senado Federal 1909,1912
- Fundador, Partido Republicano Conservador 1910,1912
Outras Atividades
Assume a direção de "O Diário do Rio de Janeiro" (1865); organizador do serviço de colonização do Brasil para a Sociedade Brasileira de Imigração, sediada nos Estados Unidos (1866-1867); colaborador em diversos periódicos e proprietário de "O País"; autor de vários livros, destacando-se "Estudos críticos e literários" (1858), "Os mineiros da desgraça" (1861), "Os nossos homens, retratos políticos e literários" (1864) e "A crise da lavoura" (1868).
Documentos Textuais
Documentos Impressos
- Livros - 11
- Periódicos - 2
- Exemplares de Periódicos - 2
Documentos Audiovisuais
- Iconografia
- cartão postal - 1
- cartão postal + foto - 18
- foto - 40
- imagem impressa - 19
Histórico
Remessa(s)de documentos encaminhados ao CPDOC após a organização do arquivo encontra(m)-se aguardando tratamento.
Análise da Documentação
DOCUMENTOS TEXTUAIS: o arquivo está organizado em 5 séries: CORRESPONDÊNCIA, IMPRENSA. ASSUNTOS PARTICULARES, PRODUÇÃO INTELECTUAL E RECORTES DE JORNAIS. Os documentos do arquivo fornecem informações relativas ao final do segundo Reinado e início da República. O arquivo inclui intensa correspondência de Quintino Bocaiúva com políticos, jornalistas e empresários que participaram da campanha republicana, bem como registros correspondentes à sua gestão no Ministério das Relações Exteriores, destacando-se a questão de limites do Brasil com a Argentina, Uruguai e Bolívia, e o Tratado de Montevidéu de 1890. Existem poucos documentos relativos à atuação do titular no Senado e no governo do estado do Rio de Janeiro. O arquivo fornece subsídios para a investigação da história da imprensa no Brasil, através da produção de Quintino Bocaiúva como jornalista político de diversos periódicos, registrando ainda assuntos administrativos e financeiros, principalmente do jornal "O País". Período abrangido: 1885-1912. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: os documentos referem-se principalmente à vida familiar de Quintino Bocaiúva. Destacam-se as fotografias do Tratado de Montevidéu, em 1890, das viagens do presidente argentino, general Julio Roca, ao Brasil e de Campos Sales à Argentina, além de eventos e episódios ocorridos durante a gestão do titular no governo do estado do Rio de Janeiro. Período abrangido: 1889-1913. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material fornece informações sobre a organização e o programa do Partido Republicano federal, incluindo, entre outras publicações, os etatutos da Sociedade Beneficente Amparo Operário e uma biografia de Ferreira Viana Filho sobre Quintino Bocaiúva. Período abrangido: 1866-1900.
Descrição do Conteúdo das Séries
Assuntos particulares |
1854 a 1915 |
248 |
A série e composta por 5 subséries com documentos referentes assuntos familiares, atividades financeiras e documentos pessoais como certidões, diplomas, certificados e biografias. |
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Correspondência |
1855 a 1912 |
1655 |
A série é composta por 2 subséries. A subsérie “correspondência política” inclui correspondência relativa à carreira política e à vida pública do titular. Inclui também documentos referentes a assuntos ligados ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério de Relações Exteriores. A subsérie “correspondência diversa” contém documentos diversos como pedidos de empregos, felicitações, apresentações entre outros. |
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Fotografias |
1889 a 1924 |
78 |
A série é composta por documentos sobre a vida familiar do titular, sua carreira política e vida pública. |
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Imprensa |
1857 a 1906 |
443 |
A serie é composta por coletâneas de artigos e correspondências de diversos jornais. |
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Produção intelectual |
1851 a 1903 |
55 |
A série é composta por mensagens enviadas à Assembleia Estadual, discursos e escritos diversos da autoria do titular. |
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Trabalhos de terceiros |
1861 a 1896 |
26 |
A série é composta por documentos com a produção intelectual de diversos autores. |
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