EMAp: Copa do mundo

Os modelos matemáticos descritos nesta página procuram traduzir o bom senso (nem sempre) presente nas conversas de rodas de amigos sobre a Copa do mundo de 2018: qual é a melhor seleção, qual tem ataque mais eficiente ou a defesa mais sólida, qual o placar esperado de determinado confronto, quais as chances de título do Brasil, etc.

Estes modelos foram alimentados com os resultados dos confrontos entre as 222 seleções da FIFA nos últimos quatro anos. Os modelos foram então usados para comparar as seleções e realizar simulações. Não há pretensão em adivinhar o que vai acontecer na Copa, no entanto é razoável confiar que, na média, o modelo tenha um bom desempenho. Esperamos enriquecer as discussões das rodas de amigos com argumentos baseados em números.

Terminamos em 1º Lugar no "Bolão de Probabilidades" FifaExperts, onde competimos com outros diversos modelos. Além disso, para avaliar a qualidade das previsões, utilizamos uma métrica simples: a pontuação em um "bolão" com as seguintes regras:

SITUAÇÃO PONTOS
Apontar corretamente o vencedor ou o empate
5
Acertar o número de gols no empate
5
Acertar o número de gols do vencedor
3
Acertar o número de gols do derrotado
2
Acertar o número de gols de uma das equipes sem acertar o resultado
1

Confira mais no vídeo: