RESENHAS

Database marketing: strategy and implementation

Miriam Bretzke

Doutoranda em Admínístração de Empresas na EAESP/FGV, Consultora de empresas em Database Marketíng e Planejamento Estratégico

ROBERT SHAW e MERLIN STONE
New York, John Wíley & Sons, 1988-1990.

No ambiente de mercado altamente competitivo e fragmentado, peculiar ao momento atual, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas capazes de identificar e explorar necessidades e preferências dos consumidores individualmente, e criar um relacionamento gratificante e de longo prazo com os mesmos.

Nesse contexto, uma abordagem empresarial e de Marketing fortemente orientada para o consumidor é essencial.

A sua base é a mformação que, num mundo cada vez mais informatizado, pode ser capturada e administrada, formando banco de dados com informações relevantes sobre as pessoas e as empresas. É possível agrupar essas pessoas ou empresas por critérios de segmentação e, at agir sobre elas através de contato direto um-a-um, independente da presença física, O contato direto um-a-um busca o diálogo em oposição à propaganda-monólogo para construir o relacionamento que possibilite a mútua satisfação de interesses com a efetivação de trocas e sua repetição contínua.

Robert Shaw e Merlin Stone denominam essa nova abordagem de Database Marketings e procuram nesse livro pioneiro explicar o que é, quais as principais aplicações e como este conceito pode ser implantado nas empresas.

Dr. Shaw, PhD pela Cambridge University, antes de formar sua própria empresa de consultoria, foi consultor sênior da Arthur Andersen Consulting & Company Management Consultants. Publicou artigos sobre Database Marketing principalmente no Long-Range Planning, Marketing Week, e Informatics.

Merlin Stone é especializado no treinamento de consultores de Marketing, Foi autor de quatro livros: Product Planning (1973); Marketing and Economics (1980); How to Market Computers and Office Systems (1984); e Field Service Management (1985), além de numerosos artigos sobre Database Marketing, principalmente na Long-Range Planning e Informatics.

Cumpre ressaltar que os autores posicionam Database Marketing como uma filosofia de fazer negocios, um novo marketing, contrapondo com outros autores que o entendem como uma das mais eficazes ferramentas do Marketing, Para eles Database Marketing é uma abordagem interativa do marketing que utiliza mídias e canais individualmente endereçáveis, como mala direta, telemarketing e força de vendas para criar o relacionamento com os consumidores; estimular a demanda; criar e manter banco de dados com informações sobre comportamento de compra, necessidades e preferências de cada consumidor individualmente.

Apesar de multas técnicas do marketing e de a informática, utilizadas no Database Marketing, terem seus usos consagrados nos mais diversos campos da administração e possuírem uma ampla literatura disponível, este é o primeiro livro que enfoca como integrar essas diversas técnicas para desenvolver o relacionamento desejado com os consumidores e o mercado.

O livro está dividido em duas partes: a primeira, que consta de oito capítulos, refere-se aos princípios e à estratégia do Database Marketing, A segunda parte apresenta os aspectos operacionais do planejamento, implantação e operacionalização desta técnica, ao longo de onze capítulos.

Nesta primeira parte, é apresentado o conceitos de Database Marketing, e como distingue-se do conceito tradicional de marketing; mostra, desde como desenvolver um sistema de Database, até como integrá-lo na estratégia empresarial. Também são discutidas as principais aplicações e suas vantagens competitivas e como selecionar e implantar a estratégia mais adequada. O capítulo oito detalha como utilizar uma série de técnicas de comunicação dirigida para desenvolver as estratégias de relacionamento, através da criação e execução de campanhas, utilizando integradamente diversas mídias e canais individualmente endereçáveis.

A segunda parte discute os recursos físicos (hardware e software), financeiros e humanos e os aspectos técnicos e operacionais mais relevantes à implantação de um Database Marketing, desde o impacto da tecnologia, o uso de modelos estatísticos para segmentação e mensuração dos resultados, até como desenvolver o planejamento mercadológico e executar as campanhas de comunicação.

Esse livro foi escrito para executivos e empresários que têm a vontade e o poder de decisão para mudar a forma de atuação e a estratégia de marketing de suas empresas. Numa linguagem simples, clara e empresarial, os autores conseguem, em cerca de 200 páginas, mostrar como o Database Marketing afeta cada aspecto da estratégia de marketing e sua implementação.

Apesar de não ser um livro-texto,ele apresenta os principios e conceitos de forma ordenada e didática, e para fadlitar o entendimento recorre a gráficos e ilustrações. Tratando-se de um livro que abre novas perspectivas, ele também interessa tanto aos professores e pesquisadores quanto a estudante, principalmente de nwstrado e doutorado,paia desenvolverem monografias e teses sobre esta nova abordagem do marketing.

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.