INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

A reputação das empresas

O tema reputação corporativa tem ganhado destaque entre estudiosos da Administração. Várias são as correntes teóricas defendidas, cada qual com suas métricas e sugestões sobre o modo de gerenciar a reputação para produzir um efeito positivo no desempenho da empresa, ou mesmo evitar crises que comprometam sua sobrevivência. As principais correntes teóricas estão representadas nos livros indicados abaixo, lembrando que imagem e identidade organizacional são conceitos em geral tratados em associação com a reputação. Eliane P. Zamith Brito, professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, recomenda as seguintes obras:

FAME AND FORTUNE: How Successful Companies Build Winning Reputations. Charles J. Fombrun e Cess van Riel. New York: FT Press, 2003. 304 p.

A obra possibilita que não acadêmicos compreendam o efeito da reputação sobre o desempenho da organização e como é possível gerenciá-la. Os autores apresentam as seis dimensões práticas que precisam ser gerenciadas pela organização no intuito de ter uma boa reputação. Ainda são caracterizados outros aspectos considerados relevantes para uma boa reputação. O uso de exemplos e ilustrações facilita a leitura e dá credibilidade ao conteúdo.

CORPORATE REPUTATION AND COMPETITIVENESS. Gary Davies et al. London: Routledge, 2003. 273 p.

A obra apresenta uma rápida revisão de estratégia e dos modelos de reputação, para depois introduzir a sua cadeia de reputação corporativa. Nessa visão de cadeia, os autores integram a dimensão interna da empresa à externa, e discutem a relação da imagem e da identidade com a reputação. Para eles, a reputação pode ser entendida e medida como a personalidade da empresa. A obra é complementada com estudos de caso que ilustram a mensuração da reputação e o seu efeito no desempenho organizacional.

CREATING CORPORATE REPUTATIONS: Identity, Image, and performance. Grahame Dowling. Oxford: Oxford University Press, 2002. 299 p.

O autor fornece uma visão geral sobre reputação, desde uma definição do conceito, passando pelos fatores que afetam as reputações e chegando à gestão das reputações da organização. Esta última parte é interessante, pois discute uma proposta de mensuração da reputação, mudança corporativa e o papel da comunicação e da reputação na gestão de crise na organização.

THE EXPRESSIVE ORGANIZATION: Linking Identity, Reputation, and the Corporate Brand. Majken Schultz, Mary Jo Hatch e Mogens Holten Larsen (Eds.). Oxford: Oxford University Press, 2000. 292 p.

O livro é uma interessante coletânea de artigos de diversos autores notáveis que têm experiências distintas. Os artigos versam sobre reputação e outros temas relacionados com sua capacidade de se auto-expressar e a seu propósito. Essa expressividade, segundo os autores, ocorre tanto interna como externamente à empresa.

REVEALING THE CORPORATION: Perspectives on Identity, Image, Reputation, Corporate Branding, and Corporate-Level Marketing. John M. T. Balmer e Stephen A. Greyser (Eds.). London: Routledge, 2003. 365 p.

A obra é uma excelente coletânea de artigos clássicos e atuais sobre os temas reputação, identidade, imagem, marca e comunicação corporativa. Os autores fizeram um interessante e valioso trabalho de discussão introdutória sobre cada tema e comentários sobre os artigos. O resultado é um livro importante para os que estudam esses temas ou para aqueles que estão nas empresas tratando de questões estratégicas relacionadas com o desenvolvimento da organização.