INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Instituições e seu impacto no desempenho das empresas

David Kallás

Professor de Estratégia no Insper. davidk@insper.edu.br

Instituições interagem com as organizações de maneira dinâmica, influenciando as decisões estratégicas e, consequentemente, o desempenho. A integração entre o que acontece no nível país se relaciona com o que se passa no nível firma de modo recíproco e tem sido um campo fértil de pesquisas que ajudam a entender, entre outras, as diferenças observadas nos comportamentos de empresas e governos em países desenvolvidos e emergentes. Esse tema é tão instigante que pelo menos oito dos mais recentes ganhadores do prêmio Nobel de Economia se debruçaram sobre esse tema, entre eles Douglass North e Oliver E. Williamson. A lista a seguir, elaborada por David Kallás, professor de Estratégia no Insper, contempla as obras clássicas desses autores e apresenta algumas referências adicionais relevantes para pesquisadores e interessados no tema.

INSTITUTIONS, INSTITUTIONAL CHANGE AND ECONOMIC PERFORMANCE.

Douglass C. North. New York, USA: Cambridge University Press, 1990. 159 p.

Obra clássica em que aparecem as definições fundamentais do tema, entre elas a de que as instituições são a regra do jogo em uma sociedade que rege as interações humanas. O ganhador do prêmio Nobel explica as diferenças de desempenho das economias em longos períodos. Com a questão “Qual combinação de instituições melhor permite a captura dos ganhos das transações?”, ele oferece uma perspectiva de como instituições persistem e mudam com o passar do tempo.

THE NEW INSTITUTIONALISM IN ORGANIZATIONAL ANALYSIS.

Walter W. Powell & Paul J. DiMaggio (Eds.). London, UK: University of Chicago Press, 1991. 486 p.

A visão sociológica representada por esta obra indispensável de Powell & DiMaggio sugere que as preferências individuais e categorias básicas de pensamento, tais como o indivíduo, a ação social, o Estado e a cidadania, são moldadas pelas forças institucionais. A teoria organizacional e sociológica rejeita a hipótese do modelo de ator racional, o interesse nas instituições como variáveis independentes, explicações cognitivas e culturais e a agregação de atributos individuais como explicação para o grupo.

THE ECONOMIC INSTITUTIONS OF CAPITALISM.

Oliver E. Williamson. New York, USA: Free Press, 1985. 468 p.

O autor, também ganhador do Nobel, criou, na década de 1980, a nova teoria institucional, rompendo com as existentes até então. O tema central passa a ser a economia dos custos de transação e a questão dos investimentos idiossincráticos. Essa teoria permite analisar os impactos das relações contratuais nas decisões de integração vertical e de governança, ou seja, economizar na produção de um bem ou serviço ou nos custos de transação (a tradicional escolha make or buy).

VARIETIES OF CAPITALISM: The institutional foundations of comparative advantage.

Peter A. Hall & David Soskice (Eds.). Oxford: Oxford University Press, 2001. 560 p.

Esta obra propõe um framework para o entendimento das similaridades e diferenças institucionais entre economias desenvolvidas. A visão das variedades do capitalismo é baseada nos conceitos de ciência política e aponta não haver um con-junto único e ótimo de instituições. As nações, entretanto, podem gerar vantagens competitivas por meio de sua infraestrutura institucional. Baseados nas propostas seminais deste livro, diversos pesquisadores expandiram o conceito para entender o funcionamento de outras economias, como as emergentes.

REINVENTANDO O CAPITALISMO DE ESTADO: O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países

Aldo Musacchio & Sergio G. Lazzarini. São Paulo, SP: Portfolio-Penguin, 2015. 408 p.

Aborda a ascensão de uma nova espécie de capitalismo de Estado nos países emergentes, em que o governo (o Leviatã) interage com os investidores privados, atuando como acionista minoritário de companhias abertas ou como apoiador financeiro de empresas privadas (as "campeãs nacionais"). Os autores examinam o impacto do novo capitalismo de Estado nos investimentos e desempenho das empresas, mostrando como o debate sobre propriedade privada ou estatal tornou-se irrelevante.

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.