INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Pesquisa quantitativa - escalas de mensuração

Eric David CohenI; Diógenes de Souza BidoII; Daielly Melina Nassif MantovaniII

IFCA-UNICAMP. ericdcohen@gmail.com
IIUniversidade Presbiteriana Mackenzie. diogenes.bido@mackenzie.br
IIICentro Universitário FMU. daimantovani@gmail.com

O conhecimento na área de administração – bem como em outras áreas das ciências sociais aplicadas – inicia-se com a definição de conceitos teóricos. Em seguida, o pesquisador formula hipóteses a respeito das relações entre esses construtos. Como não é possível se testar empiricamente as hipóteses com os conceitos teóricos abstratos, a pesquisa é operacionalizada por meio de escalas, que são um conjunto de indicadores ou itens observáveis. A qualidade da mensuração (validade e confiabilidade) é uma condição essencial para a viabilidade de inferências e testes posteriores. Os livros indicados pelos professores Eric David Cohen (FCA-UNICAMP), Diógenes de Souza Bido (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Daielly Melina Nassif Mantovani (Centro Universitário FMU) tratam do desenvolvimento e validação de escalas, necessários para os pesquisadores interessados em testar modelos de equações estruturais.

PSYCHOMETRIC THEORY.

Jum C. Nunnally & Ira H. Bernstein. 3rd ed. New York, USA: McGraw- Hill, 1994. 736 p.

Este livro é "a referência" das referências, já foi citado mais de 87 mil vezes por pesquisadores das mais variadas áreas: educação, psicologia, gestão, marketing, comportamento organizacional. Os autores abordam a evolução da psicometria para mensurar fenômenos psicológicos e sociais, apresentando os conceitos de maneira ampla e profunda, desde mensuração, correlação (parcial, atenuada, desatenuada), construção e validação de escalas, confiabilidade, análise fatorial exploratória e confirmatória, até análise de dados categóricos.

MENSURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESCALAS: Aplicações em administração.

Francisco José da Costa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011. 386 p.

A obra contribui para disseminar as teorias de mensuração, apresentando um modelo de 10 passos para construção de escalas: domínio do construto; geração de itens e validação de face e conteúdo; decisões de respostas; instrumento de pesquisa; amostragem; limpeza e depuração da escala; campo; análise exploratória, valores faltantes e outliers; validade e confiabilidade. O autor discute os construtos formativos, que raramente são encontrados em outros livros, além de apresentar recomendações de uso e interpretação.

SCALE DEVELOPMENT: Theory and applications (applied social research methods).

Robert F. DeVellis. Series: Applied Social Research Methods (Book 26, 4th ed.). Los Angeles, USA: SAGE Publications, Inc., 2016. 280 p.

Este livro é uma obra clássica (com mais de 14 mil citações), apresentando de modo acessível os conceitos fundamentais da construção de escalas: variáveis latentes; causalidade; testes paralelos; validade de face, conteúdo e critério; variáveis categóricas e contínuas; consistência interna; generalização de resultados. O autor apresenta as técnicas analíticas, abordagens recentes e desenvolvimentos metodológicos, bem como o papel da pesquisa qualitativa no desenvolvimento de escala. É leitura obrigatória para desenvolver pesquisa com conceitos abstratos.

SCALING PROCEDURES: Issues and applications.

Richard G. Netemeyer, William O. Bearden, & Subhash Sharma. London, UK: SAGE Publications, Inc., 2003. 224 p.

A efetividade da mensuração é uma questão central da pesquisa científica nas áreas de administração, psicologia e sociologia. Este livro aborda as questões relacionadas com o desenvolvimento, bem como a validação de escalas de construtos psicométricos, e as escalas somadas. Os autores apresentam de maneira prática as etapas necessárias para a efetiva mensuração, com exemplos empíricos relevantes, e uma discussão aprofundada de questões relacionadas à dimensionalidade dos itens e dos construtos.

PSYCHOMETRICS: An introduction.

R. Michael Furr & Verne R. Bacharach. 2nd ed. Los Angeles, USA: SAGE Publications, Inc., 2013. 472 p.

Os conteúdos são apresentados pelos autores de maneira didática, começando pelos tópicos relacionados às propriedades das escalas, padronização, correlação, dimensionalidade e demais conteúdos comuns a este tipo de livro. A obra é inovadora no detalhamento das ameaças à qualidade psicométrica, como o viés de aquiescência e desejabilidade social. Apesar de direcionado aos pesquisadores das áreas de educação, psicologia e avaliação clínica, é muito útil para as ciências sociais aplicadas em geral.

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.