INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Entrevista qualitativa

Benjamin Rosenthal

Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). benjamin.rosenthal@fgv.br

A entrevista qualitativa é a principal ferramenta de coleta de dados em pesquisas de cunho qualitativo. Ela se caracteriza pela interação entre entrevistador e entrevistado(s), e os dados produzidos nessa interação são um produto tanto do interesse do entrevistador quando da realidade percebida pelo(s) entrevistado(s) e, frequentemente, de seus próprios interesses. O objetivo dessas indicações, preparadas por Benjamin Rosenthal, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), é compor um conjunto de referências que ajudarão qualquer pesquisador a conhecer melhor as práticas envolvidas na preparação, condução e análise de dados produzidos em entrevistas qualitativas. Os livros indicados servem tanto a iniciantes quanto a iniciados nesse tipo de entrevista.

INTERVIEWS: Learning the craft of qualitative research interviewing.
Svend Brinkmann e Steinar Kvale. London, UK: Sage, 2015. 424 p.

Este livro traz uma cuidadosa conceitualização do que é a entrevista qualitativa. Descreve detalhadamente os sete passos para conduzir a entrevista e apresenta possíveis variações de acordo com o perfil do indivíduo que está sendo entrevistado (exs.: crianças, elites, indivíduos com significativas diferenças culturais). Os autores identificam as diferenças entre entrevistas em grupo, factuais, conceituais, narrativas, discursivas e de confronto. Esta é a melhor referência para estudantes de pós-graduação.

QUALITATIVE CONSUMER AND MARKETING RESEARCH.
Russell Belk, Eileen Fischer e Robert V. Kozinets. Los Angeles, USA: Sage, 2013. 240 p.

Este livro combina profundidade acadêmica com direções práticas de como proceder, trazendo exemplos ricos. É um livro de pesquisa qualitativa para iniciantes, mas que também pode ser lido por pesquisadores mais experientes. O capítulo 2 compõe o passo a passo para iniciar um projeto de pesquisa qualitativa. O capítulo 3 é dedicado às entrevistas em profundidade, e os capítulos 7 e 8 auxiliam nos processos de análise de dados.

DOING INTERVIEWS.
Steinar Kvale. London, UK: Sage, 2008. 160 p.

Um livro curto e denso, que pode auxiliar desde o executivo até o estudante de mestrado ou doutorado que inicia seu projeto de pesquisa. Kvale aborda desde questões éticas e epistemológicas (tipos de conhecimento que envolvem entrevistas qualitativas) até aspectos processuais da condução de entrevistas, inclusive com a descrição de diversas técnicas. O autor também trata de aspectos de análise de dados e da apresentação dos resultados de entrevistas qualitativas.

THE LONG INTERVIEW.
Grant McCracken. Thousand Oaks, USA: Sage, 1988. 88 p.

Este livro, escrito por um antropólogo com larga experiência em pesquisas de cultura e consumo, é um clássico voltado para a condução de uma boa entrevista, iniciando com questões grand tour (que abrem temas, permitindo ao entrevistado colocar-se de maneira não direcionada pelo entrevistador) e seguindo por questões small tour (que delineiam temas que emergiram nas questões grand tour ou que fazem parte dos interesses do entrevistador).

A PRACTICAL INTRODUCTION TO IN-DEPTH INTERVIEWING.
Alan Morris. London, UK: Sage, 2015. 160 p.

Este é um livro introdutório sobre a entrevista qualitativa, voltado a alunos de graduação e pós-graduação que trabalham em seu primeiro estudo baseado em entrevistas qualitativas. Ele enfatiza o planejamento e os aspectos operacionais de uma boa entrevista, indo desde a construção de um bom roteiro de entrevista até as formas de tratamento dos dados na fase de análise, passando pela necessidade de improvisação e adequação ao momento da entrevista.

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.