INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Compreendendo a cultura brasileira por meio da sua diversificada culinária

Adriana Schneider Dallolio

ORCID: 0000-0002-0101-6800. Doutoranda em Administração de Empresas pela FGV EAESP. adriana.dallolio@gmail.com

 

De acordo com o antropólogo Clifford Geertz, os indivíduos são inerentemente seres inacabados e incompletos, que são completados pela cultura. Assim, a cultura assume um papel fundamental na formação de uma identidade de grupo, e o alimento deve ser reconhecido como uma unidade fundamental de análise da cultura de um grupo. A partir dessa perspectiva, oferecemos uma curta lista de recomendações de livros que destacam grandes autores clássicos e pioneiros em estudos da literatura brasileira de alimentos, assim como algumas referências básicas para o pesquisador estrangeiro. Adriana Schneider Dallolio é doutoranda em Administração de Empresas pela FGV EAESP.

 

 

HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL
Luís da Câmara Cascudo. São Paulo, SP: Global Editora, 2011. 972 p.

História da alimentação no Brasil narra a história do País por meio dos alimentos, destacando não só as principais influências históricas de índios, escravos africanos e colonizadores portugueses, mas detalhando também os ingredientes, hábitos, superstições e rituais em torno da culinária brasileira.

 

 

FORMAÇÃO DA CULINÁRIA BRASILEIRA
Carlos Alberto Dória. São Paulo, SP: Três Estrelas, 2014. 280 p.

Este livro examina os fundamentos históricos e processos sociais que influenciaram os hábitos culinários dos brasileiros e a utilização de ingredientes. Nesta nova edição ampliada, o autor assinala o desafio da caracterização de uma cozinha nacional brasileira, destacando as especificidades regionais e diferentes perspectivas dos grupos sociais, bem como os impactos do desenvolvimento do mercado e as expectativas de renovação futura da cozinha brasileira baseadas nas experiências recentes de polos gastronômicos, como São Paulo.

 

 

RICE AND BEANS: A unique dish in a hundred places
Richard Wilk & Lívia Barbosa (Eds.). London, UK: Berg Publishers, 2012. 256 p.

Este livro explora como os mesmos ingredientes podem assumir diferentes significados, valores e simbologias em vários contextos culturais. Destaca-se o artigo de Lívia Barbosa, Rice and beans, beans and rice, the perfect couple (Arroz e feijão, feijão e arroz, o par perfeito), no qual a autora reflete sobre a identidade alimentar brasileira e as recentes mudanças na produção e consumo desses ingredientes, bem como sobre as razões de sua importância, sustentada nos hábitos alimentares dos brasileiros.

 

 

BRAZILIAN FOOD: Race, class and identity in regional cuisines
Jane Fajans. London, UK: Berg Publishers, 2012. 160 p.

Este livro oferece um retrato do papel da alimentação, práticas de cozinha e ingredientes na formação da identidade regional dos brasileiros. Apesar de não cobrir completamente as especificidades regionais de todo o País, a autora destaca alguns símbolos, tradições culinárias e fatos históricos que caracterizam a identidade regional dos diferentes grupos sociais em algumas das principais áreas do Brasil.

 

 

D.O.M: Rediscovering Brazilian ingredients
Alex Atala. London, UK: Phaidon Press, 2013. 320 p.

O autor é um chef brasileiro preocupado com a integridade dos ingredientes, a redescoberta das raízes da culinária nacional e a higidez social de toda a cadeia produtiva. Seu livro deve ser lido não apenas pelas receitas incríveis e belas imagens, mas também como uma verdadeira enciclopédia dos ingredientes nativos brasileiros (amazônicos) e uma amostra do processo recente de "gourmetização" da culinária brasileira cotidiana.

 

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.