INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Narcisismo e performance da firma

Karen Kristina Ayala de Carvalho

ORCID: 0000-0003-2477-8354. FGV-EAESP. karenkac@gmail.com

 

 

As pesquisas comportamentais em Finanças avançaram nas últimas décadas, contrastando com as teorias de finanças por muito tempo estabelecidas, com seus modelos normativos de curso. Com o crescimento do assunto, pesquisas empíricas que se iniciaram com testes sobre os vieses comportamentais em ambiente empresarial e vão a análises específicas de desempenho, as finanças comportamentais ganharam robustez. Ficou comprovado, desde então, que as características dos gestores podem afetar o desempenho da firma. Estudos em narcisismo aparecem, portanto, recentemente na literatura de Gestão e Finanças, de modo a entender os impactos que o narcisismo pode trazer para as empresas, bem como diferentes métricas para mensurá-lo no ambiente empresarial. A doutoranda Karen Kristina Ayala de Carvalho (FGV-EAESP), pesquisadora do tema, apresenta cinco sugestões de leitura.

 

 

TOWARDS A NEW THEORY OF THE FIRM: Humanizing the firm and the management profession
Joan Enric Ricart Costa & Josep Maria Rosanas Martí (Eds.). Bilbao, España: Fundación BBVA, 2012. 440 p.

O livro é dividido em três partes: liderança e futuro; nova teoria da firma; e microfundações. Retrata o crescente narcisismo dos CEOs na teoria da firma, evidenciando mudanças burocráticas, desde seleção até remuneração. Em seguida, ergue fundamentos para uma nova teoria da firma, e os complementa na última seção, com novos elementos. O livro propõe reflexões sobre gestão empresarial em um cenário de mudanças constantes e avanços em pesquisa.

 

 

THE DARK SIDE OF TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP: A critical perspective
Dennis Tourish. London, UK: Routledge, 2013. 264 p.

Como sugere o título, a obra tanto caracteriza quanto critica os diferentes níveis e aspectos do narcisismo, seja ele manifesto na esfera pública ou no ambiente empresarial. O autor promove um percurso literário no qual, de maneira provocativa, propõe uma abordagem alternativa para o modelo dominante de liderança transformacional. O livro também apresenta estudos de caso como exemplos de consequências de lideranças transformacionais perigosas, inclusive para o âmbito empresarial.

 

 

MEASURES OF PERSONALITY AND SOCIAL PSYCHOLOGICAL CONSTRUCTS
Gregory J. Boyle, Donald H. Saklofske & Gerald Matthews (Eds.). Cambridge, USA: Academic Press, 2015. 824 p.

Personalidades obscuras, incluindo o narcisismo, como classificam os autores, podem ser verificadas e medidas, bem como outras características, por meio das escalas de medições validadas, com estudos cobrindo 25 áreas de pesquisa em Psicologia. Esta obra abrange diferentes áreas e aspectos psicológicos, exemplos de aplicações e discussões para os construtos envolvidos. Em suas seis seções, o livro abraça temas tais como Psicologia Social e personalidade, Psicologia Organizacional e Sociologia, entre outros.

 

 

HANDBOOK OF THE PSYCHOLOGY OF NARCISSISM: Diverse perspectives
Avi Besser. New York, USA: Nova Publishers, 2014. 475 p.

Percorrendo aspectos intrapessoais, interpessoais e clínicos do narcisismo em três seções, o livro traz discussões e análises sobre diferentes perspectivas em torno do narcisismo, tais como comportamental, fisiológica, cognitiva, social e clínica. Permite uma compreensão geral sobre o tema, tratando desde domínios pessoais até profissionais do narcisismo, trazendo suas relações com diferentes aplicações de estudos em seus 24 capítulos, caracterizando, destrinchando, especificando e atribuindo o narcisismo em suas possíveis abordagens.

 

 

THE FINANCIAL CONSEQUENCES OF BEHAVIOURAL BIASES: An analysis of bias in corporate finance and financial planning
Imad A. Moosa & Vikash Ramiah. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2017. 174 p.

Especificamente para a área de Finanças, o livro trata das implicações dos vieses comportamentais para a firma, perfazendo uma ordem desde a ascensão e a queda da teoria neoclássica de Finanças, a ascensão de Finanças Comportamentais, discussões desde teorias de conspiração até Finanças Ambientais, Sociais, Neurofinanças, entre outras áreas de Finanças. O livro também demonstra os impactos do comportamento narcisista para a indústria financeira e, consequentemente, para crises financeiras globais.

 

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.