DUARTE FILHO, FRANCISCO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DUARTE FILHO, Francisco
Nome Completo: DUARTE FILHO, FRANCISCO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
DUARTE FILHO, FRANCISCO

DUARTE FILHO, Francisco

*sen. RN 1967-1973.

 

Francisco Duarte Filho nasceu em Moçoró (RN) no dia 25 de dezembro de 1905, filho de Francisco Duarte Ferreira e de Maria Vicência Duarte.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, especializando-se em urologia e cirurgia geral. No exercício da profissão, foi médico da Rede Ferroviária do Nordeste e da Polícia Estadual em Natal e, em sua cidade, do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC), do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) e do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI).

Ingressou na vida política em 1933, quando se filiou ao Partido Popular do Rio Grande do Norte, fundado em fevereiro desse ano para concorrer às eleições à Assembléia Nacional Constituinte. Seu partido foi extinto com a implantação do Estado Novo em novembro de 1937, mas, em 1945, com a redemocratização do país, Duarte Filho retornou à vida política para concorrer, dessa vez na legenda da União Democrática Nacional (UDN), a uma cadeira na Assembléia Nacional Constituinte. Realizado o pleito em dezembro de 1945, obteve apenas uma suplência e não chegou a assumir o mandato. Membro do diretório estadual da União Democrática Nacional (UDN), deixou mais tarde essa agremiação para ingressar no Partido Democrata Cristão (PDC), cujo diretório estadual também presidiu.

Tendo participado das principais campanhas políticas em seu estado, no pleito de novembro de 1966, já na vigência do bipartidarismo, elegeu-se senador pelo Rio Grande do Norte na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante seu mandato, iniciado em fevereiro do ano seguinte, foi membro efetivo das comissões de Educação e Cultura, de Saúde e do Polígono das Secas e suplente das comissões de Legislação Social, de Economia, de Redação, de Valorização da Amazônia e de Finanças do Senado. Em 1971 foi escolhido quarto-secretário da Comissão Diretora do Senado, função que exerceu até o ano seguinte.

Pecuarista, Duarte Filho foi também prefeito de Moçoró, secretário de Saúde e Assistência Social e secretário interino das Finanças do Rio Grande do Norte, diretor do Grupo de Trabalho do Oeste, em Natal, e diretor do Hospital de Caridade, em sua cidade.

Faleceu em Brasília (DF) no dia 21 de dezembro de 1973, em pleno exercício do mandato.

Era casado com Maria Salen Duarte.

 

 

FONTES: Jornal do Brasil (16/10/66 e 22/9/73); Perfil (1972); SENADO. Dados; SENADO. Dados biográficos; SENADO. Endereços; SENADO. Relação; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1 e 8).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados